Lula admite o PT vice do PMDB contra Alckmin
O ex-presidente Lula está motivado para as eleições de 2018, ainda que a condenação em segunda instância o torne inelegível. Ocorrendo isso, ele admitiu a amigos de Brasília que o PT indicaria o vice de outro candidato, até do PMDB, desde que participe da escolha. De acordo com seu "plano B", Lula usará o palanque majoritário para ajudar a eleger o maior número possível de deputados e senadores do PT. Seu objetivo é derrotar Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pelo Planalto.

Nem pensar
Não é uma opção para Lula outro petista candidato do PT a presidente, tipo o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad. Ele nem fala nisso.

PT é só instrumento
A conexão de Lula ao PT é menor do que se supõe. Ele usa o partido e sua estrutura, mas não compartilha planos e cenários com petistas.

Chapa do quadrilhão
O ex-presidente deu uma piscadela em direção ao partido de Temer ao não vetar a aliança PT-PMDB sob "costura" em ao menos oito Estados.

Flerte correspondido
Chefe da Casa Civil Eliseu Padilha retribuiu o flerte do PT afirmando que o desembarque do PSDB liberou o governo para outras alianças.

Em tempos de escândalos, apenas 283 demitidos
Dados do Ministério da Transparência mostram que em 2017, em plena era dos escândalos envolvendo roubo do dinheiro público, apenas 283 servidores federais, de um total de 2,2 milhões, foram punidos com demissão ou aposentadoria por "ato relacionado à corrupção". Isso representa 65,6% do total de punições provocadas por todos os tipos de irregularidades. Em 2017, foram punidos 431 funcionários públicos.

Número caiu
O número de servidores públicos punidos (431) no governo federal em 2017 é o menor desde 2012, quando 465 funcionários foram punidos.

Recorde
Até o momento, o ano de 2016 bateu recordes de demissões de servidores por "atos relacionados à corrupção": 549 punidos.

Aposentadorias
Em 2017, foram 47 funcionários punidos com aposentadoria, 366 demitidos e 18 destituídos do cargo.

Vale a lei da selva
A falência da legislação penal brasileira fica clara nas vergonhosas cenas de flamenguistas roubando um homem que acabara de ser atropelado, enquanto outros assaltavam o motorista atropelador.

Todo poder aos bandidos
Ainda que a polícia ponha as mãos nos facínoras mostrados em vídeo tocando o terror no Maracanã, são magras as chances de punição dos coitadinhos. Seus defensores alegarão que "a culpa é da sociedade".

Um País que afunda
No Brasil, os bandidos estão cada vez mais ousados porque sabem que a lei lhes favorece. Mostraram isso em Marau (RS), a 30km de Passo Fundo, onde atacaram a tiros o fórum que julgava um traficante.

Na nossa conta
Dez "agências reguladoras" (Anac, ANS, Anatel etc) têm 2,9 mil vagas de livre nomeação, os cargos em comissão. Delas, 935 são DAS, até R$21 mil por mês. A inútil Anac (aviação) tem 22% de todos os cargos.

Ministro insone
O ministro Carlos Marun (Governo) não pode reclamar do volume de trabalho. Foi avisado logo na posse pelo presidente Michel Temer que espera dele dedicação de "18 horas por dia, se possível 20", disse.

Bobagem da semana
A Câmara não conseguiu costurar acordo e nem debater a reforma da Previdência, mas os deputados encontraram tempo para aprovar a relevante Lei que criou o Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul.

Vida de ministro
No Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli é quem mais tempo permanecerá ministro, na História: 33 anos. Marco Aurélio e Celso de Mello serão ministros do STF por 31 anos, cada um.

Vídeo ‘pixado’
A Embraer deve pedir a Polícia Federal para investigar autores de um vídeo que bomba nas redes sociais alterando um vídeo institucional da empresa com dados que depreciam o Brasil e seu governo.

Pergunta no guichê
Já que o Legislativo não trabalha durante quase 33% dos dias úteis do ano, o contribuinte pode pagar a eles apenas 67% dos salários?

PODER SEM PUDOR

Inauguração solene
Tancredo Neves era favorito para o Senado, em Minas, quando o Zezinho Bonifácio anunciou que, em caso de vitória, ele trocaria a oposição pelo PDS, de apoio ao regime militar. Tancredo ficou furioso, quis chamar Zezinho de gagá, mas se conteve. Ficou com aquilo remoendo. Dias depois, chamou um assessor:
- Aqui. Mande isso para a imprensa: "Essa declaração é pura protérvia do deputado José Bonifácio, e certamente decorreu de sua senectude".
- Mas, dr. Tancredo, ninguém vai entender isso... – ponderou o assessor.
- Eu sei, eu sei. Mas vou ter a alegria de obrigar o Zezinho a inaugurar o dicionário, para saber se me xinga ou agradece.

Com André Brito e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br