CPI da JBS começa ouvindo staff de Janot na PGR
O ex-procurador-geral Rodrigo Janot será dos primeiros convocados a depor na CPI da JBS, segundo prevê o relator da comissão, deputado Carlos Marun (PMDB-MS). Antes dele, outros ex-integrantes do seu staff na PGR serão chamados pela CPI: o ex-procurador Marcelo Miller, ex-braço direito de Janot e o ex-chefe de gabinete Eduardo Pelella, citados nos áudios reveladores de Joesley Batista e Ricardo Saud.

Ângelo também
O procurador Ângelo Goulart Villela, que ficou preso por 76 dias por suspeita de receber dinheiro da JBS, também vai depor antes de Janot.

Passando a limpo
Carlos Marun tem clareza de que a CPI pretende passar a limpo as circunstâncias do acordo de delação premiadíssima de Joesley & cia.

Desenvoltura
A CPI também quer saber, diz Marun, por que Joesley e Saud citam Miller e Pellela nos áudios como se conhecessem a rotina na PGR.

Outra vertente
A CPI pretende que Ângelo Villela aprofunde sua afirmação à Folha de suposto plano para derrubar Temer e impedir Raquel Dodge na PGR.

Câmara se arma contra manifestações violentas
A Câmara dos Deputados não precisou de licitação para comprar mais de 1.200 itens de munição de "menor potencial ofensivo" para fazer sua segurança. Foram centenas de balas de borracha, granadas de gás lacrimogêneo e granadas de luz e som para municiar os seguranças do Congresso contra manifestações mais agressivas ou invasões como as de índios, sem-terra, policiais, etc. Toda a munição custará R$ 289 mil.

Armas & munição
A Câmara já havia comprado em abril as armas em que serão usadas a munição não letal adquirida agora.

Até os dentes
Foram adquiridas 454 armas de gás de espuma de pimenta e lacrimogêneo por R$ 136 mil. Tudo também sem licitação.

Não haverá mais
A invasão de agentes penitenciários da Câmara foi uma das mais violentas da História. Até explodiram bomba dentro da Câmara.

Um ano muda tudo
Há um ano, o governo lutava para manter a inflação de 2016 dentro do teto da meta de 6,5%. Conseguiu. Este ano a história é outra: a previsão está em 3,08% e a luta é para mantê-la acima do piso de 3%.

Inidoneidade
As gigantes Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, OAS, etc., podem assinar contratos com o governo. O mesmo não se pode dizer de uma tal de Tomé Engenharia, declarada inidônea.

Alckmin no Recife
O pré-candidato a presidente Geraldo Alckmin segue a trilha do rival João Dória e vai ao Fórum Nordeste 2017, no Recife, segunda (25), para conversar com empresários do setor sucroenergético e políticos.

O inacreditável acontece
O deputado Rogério Marinho (PMDB-RN) custa a acreditar que juízes do trabalho burlem a nova lei da elogiada reforma trabalhista, da qual foi relator. "Isso seria crime", destaca. Mas todos acham que em caso de descumprimento, o Supremo vai enquadrar a Justiça do Trabalho.

Unanimidade na CNA
O baiano João Martins da Silva Júnior foi eleito presidente da CNA, a Confederação Nacional de Agricultura, com inéditos 100% dos votos. Aliados destacam suas qualidades: leal, low profile, fala o que pensa.

Campanha
Enquete no site Diário do Poder, já com mais de 3.500 votantes, sobre quem será eleito presidente em 2018, Jair Bolsonaro lidera com 24%, seguido de João Dória (19%) e Alvaro Dias (16%). Em 4º, Alckmin (12%) e Lula em 5º, com (11%). Marina tem 8% e Ciro 7%.

Papel da União
Audiência pública discutirá nesta quarta (20) do Senado aplicativos de transporte de passageiros como Uber e Cabify. É que legislar sobre o tema é competência exclusiva da União, não de câmaras municipais.

Reforma no telhado
Após a comissão da Reforma Política aprovar que partidos façam bingos e sorteios para financiar campanhas, onze ONGs, incluindo a Transparência Brasil, passaram a combater os "jogos de azar políticos".

Pensando bem...
...não aprovar a reforma política pode ser a verdadeira reforma que os parlamentares querem.

Imagem ilustrativa da imagem CLÁUDIO HUMBERTO



PODER SEM PUDOR

Um juiz faltoso
Coronel Joça Maranhão era o chefe político de Aliança (PE) e queria remover o juiz da cidade. Procurou o governador, general Cordeiro de Farias, e caprichou na hora de falar mal do magistrado:
- Esse juiz tem todas as faltas: bebe muito, é mulherengo, corrupto, venal, desleixado e preguiçoso.
- Tem todas essas faltas, coronel? – insistiu Farias, impressionado.
- Tem tudo o que é falta, general. De falta mesmo só não tem falta de ar...

Com André Brito e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br