Irmão de Geddel dizia não usar cartões, só dinheiro
O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), que é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, não usa cartões ou cheques, em seu dia a dia: ele tem o hábito de carregar maços de dinheiro vivo no bolso. Ele próprio o confirmou a jornalistas em abril de 2015, quando ouviu brincadeiras de colegas deputados sobre esse hábito. Na época, era candidato a líder do PMDB na Câmara, e brincou: "Não gosto de liderar com o plástico".

Recibo como prova
No imóvel onde foram apreendidas malas de dinheiro, a Polícia Federal achou recibo salarial de uma empregada de Lúcio Vieira Lima.

Dava para ir a pé
O tesouro dos R$ 51 milhões apreendidos fica a menos de 1km da residência de Geddel, no bairro do Chame-Chame, em Salvador.

Lúcio nega
Lúcio Vieira Lima nega tudo, diz que foi brincadeira de jornalista e não de deputados. E jura que usa cartões Bradesco e Hipercard.

Apito torturante
O irmão de Geddel volta a brincar com a situação: "O pior são os dependentes, gastam muito. Cada apito no iPhone é uma compra!".

Confissão de Saud ajuda PGR a pedir preventiva
A tentativa de obstruir a Justiça, admitida por Ricardo Saud, lobista do grupo J&F/JBS, será uma das alegações da Procuradoria Geral da República junto ao Supremo Tribunal Federal para que sua prisão temporária e a do seu patrão Joesley Batista mudem para preventiva, sem prazo para acabar. Saud confessou haver gravado o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e escondido a gravação no exterior.

Soltos são perigosos
No MPF, a convicção é a de que, soltos, Joesley e Saud usarão o poder do dinheiro para tentar manipular e até obstruir as investigações.

Gravou e vazou
Saud revelou detalhes da gravação de conversa com José Eduardo Cardozo em depoimento ao Ministério Público Federal.

Entregando Miller
O lobista Saud disse que o ex-procurador Marcelo Miller sabia da gravação de Cardozo, piorando a situação do ex-braço direito de Janot.

In vino, mentiras
José Dirceu brinca com fogo. Ele não recusa convites para rodadas de vinhos em casa de amigos, em Brasília. Quando se anima, pergunta: "Onde erramos?". Só ouve elogios da petelhada, claro, que atribui a derrocada do PT à "falta de controle da mídia", jamais à corrupção.

Delator mente
Críticos de Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, lembram que em 4 de setembro o criminalista proclamou que "todo delator mente e omite" e, seis dias depois, já advogado de Joesley e do lobista Saud, da JBS, ele mudou de ideia: "Meus clientes não mentiram na delação".

À caça de amenidades
Importante criminalista de Brasília escreve à coluna para dizer que procura algum boteco onde possa ter encontro casual com alguns ministros de tribunais superiores: "Preciso conversar amenidades..."

Marco Aurélio
O advogado Marco Aurélio Carvalho, parceiro do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, é o "Marco Aurélio" gravado pelo lobista da JBS, conforme a conversa pornográfica gravada pelo patrão Joesley.

Ops, foi mal
A Procuradoria-Geral da República pediu o arquivamento da denúncia que fez o senador Romero Jucá (PMDB-RR) se demitir do Ministério do Planejamento, no início do governo Michel Temer.

Incompetência
Pegou mal para o banco Santander cancelar a mostra "Queermuseu", em Porto Alegre, que, a pretexto de "celebrar a diversidade", acabou acusado de apologia à pedofilia e zoofilia. E, para piorar, recuou.

Prova de inutilidade
O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), órgão de pesquisa econômica do governo federal, contratou uma empresa chamada InterB Consultoria para realizar... pesquisa econômica. Não haverá prova maior da inutilidade de uma das duas partes.

Desembarque
Após o ex-ministro Antonio Palocci simbolicamente tatuar "ladrão" na testa de Lula, os petistas andam muito desanimados com a passagem do ex-presidente por Curitiba, nesta 4ª, para ser interrogado como réu.

Pergunta na Papuda
O ricaço Joesley e o lobista Saud, tratados com tantas gentilezas, também não terão as cabeças raspadas, como os demais presos?

Imagem ilustrativa da imagem CLÁUDIO HUMBERTO



PODER SEM PUDOR

Sonho compartilhado
Candidato a senador em 1986, Mauro Benevides estava em um palanque na praça dos Franciscanos, Juazeiro do Norte (CE), quando o candidato a deputado estadual Marcus Fernandes contou a lorota em forma de "sonho":
- Sonhei que Padre Cícero Romão Batista baixava num monte nuvens diante de mim e, com aquela voz tronitoante, que só os santos possuem, apontou pra mim e disse: "Marquinhos tu és um dos meus!".
Mauro Benevides cutucou o orador por trás e implorou, ao pé do ouvido:
- Marquinhos, por favor, me bota nesse sonho!...

Com André Brito e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br