Joesley pode ter gravado sem o lobista Saud saber
A suspeita de investigadores da Lava Jato é que Joesley Batista, a quem o presidente Michel Temer apelidou de "grampeador-geral da República", gravou o cúmplice, Ricardo Saud, lobista da J&F/JBS, sem que ele soubesse, para arrancar informações adicionais à própria delação. O objetivo de Joesley seria encantar o procurador-geral Rodrigo Janot municiando-o contra ministros do Supremo Tribunal Federal, transformando-se em "credor", na sua relação com o MPF.

Arquivo poderoso
Policiais experientes acham que Joesley pode ter gravado o lobista para mantê-lo sob controle: o testemunho de Saud poderia destruí-lo.

Histórias de ‘suruba’, etc
Na gravação, Joesley instiga Saud a contar o que sabe do submundo da corrupção e até sobre a vida íntima de autoridades.

Lobista interrogado
Durante a maior parte da gravação não parece conversa entre cúmplices, parece mais Joesley interrogando o lobista da J&F/JBS.

In vino veritas
A conversa se alongou, regada a uísque, e Joesley falou demais, até de infidelidade conjugal, e fez referencias indelicadas à própria mulher.

PT volta a discutir opções a Lula, com sua prisão
O PT retomou as discussões internas para definir opção à pretendida candidatura presidencial de Lula, em 2018. É que juristas ligados ao partido têm sido unânimes na advertência de que o ex-presidente deve cumprir pena de prisão em regime fechado, sendo "questão de tempo" a confirmação e até ampliação da sua sentença de 9 anos e meio de cadeia. "Seremos sempre solidários ao companheiro Lula", diz um dirigente, "mas precisamos nos preocupar com a sobrevivência do PT".

Pragmatismo
Os dirigentes do PT avaliam que Lula é a melhor opção. Mas o partido não pode ser surpreendido com a inviabilização da candidatura.

Haddad é opção
Lula não se opõe ao debate sobre quem pode substituí-lo na disputa presidencial. E não esconde o seu preferido: Fernando Haddad.

Tá feia a coisa
No Nordeste, seu "reduto", Lula só viu bom público onde prefeitos e governadores aliados pagaram por isso, com ônibus, lanche e cachê.

Nunca na história
O "italiano" Antonio Palocci, com autoridade de quem foi ministro da Fazenda e coordenador de campanhas do PT, é a primeira testemunha que confirma propina em dinheiro vivo para Lula, de R$ 4 milhões. É o primeiro presidente do Brasil acusado de embolsar dinheiro roubado.

‘Alô, PF, aqui é ACM...’
Antônio Carlos Magalhães, o ACM, em vida, elegeu Geddel como arqui-inimigo. ACM faria 99 anos na mesma terça (5) em que foram apreendidas as malas com os R$ 51 milhões roubados. Tem gente achando que foi do Além o telefonema à PF, entregando o "bunker"...

Sem ofensas
Ao afirmar que "a verdade dói, mas não ofende", Joesley Batista cita a delação do ex-senador Sérgio Machado e afirma: "O Renan [Calheiros] esbraveja, todo mundo esbraveja, mas no final ninguém fica com raiva".

Ele não gosta do STF
Na gravação com o lobista Ricardo Saud, Joesley Batista confessa o sonho de atrair o ex-ministro José Eduardo Cardozo ao plano de gravar conversas comprometedoras de ministros do STF. Cardozo recusou.

Marun topa relatoria
Cotadíssimo para assumir a relatoria da CPI da JBS, Carlos Marun (PMDB-MS) topa o desafio, mas não luta por isso, como afirmou ontem. O Planalto não abre mão de deputado de confiança no posto.

Cada vez mais dinheiro
Após construírem suntuosos palácios como sedes, os tribunais agora partem para imensos prédios de estacionamento. O Tribunal de Justiça de Goiás vai construir um edifício de 750 vagas para suas excelências.

Mais do mesmo
Bastou o feriadão, a ausência do presidente Rodrigo Maia (DEM- RJ) e o comando de André Fufuca (PP-MA), para os deputados voltarem a receber sem trabalhar. No apagar das luzes de terça à noite, a sessão de quarta foi cancelada, o ponto liberado e os deputados "vazaram".

Era só lorota
Em artigo na "Folha de S.Paulo", em julho, onde relata o "sofrimento" dos filhos após grampear Michel Temer, Joesley disse que sentiu "medo" e "angústia". Mentira. Na gravação, ele admite que a situação era "fácil".

Pensando bem...
...para o bem geral da Nação, de presa a língua de Palocci não tem nada.

Imagem ilustrativa da imagem CLÁUDIO HUMBERTO



PODER SEM PUDOR

Um jogo que se disputa
Uma partida de futebol no Maracanã, entre as seleções do Rio e de São Paulo, homenageou a visita da rainha Elisabeth II ao Brasil, em 1968. Os paulistas venceram por 2 a 1 o "jogo da rainha", mas nem o gol de honra do craque Gerson fez a torcida carioca perdoar a atuação do juiz Amando Marques, francamente favorável aos visitantes. E o Maracanã lotado passou a gritar a plenos pulmões, sem parar, o palavrão representado pela sigla "f.d.p.". Gritaram tanto o xingamento que, na tribuna de honra, sem entender nada, a rainha da Inglaterra perguntou ao governador Negrão de Lima, a seu lado, o que afinal a torcida exclamava. O elegante governador achou melhor mentir:
- A torcida grita "feliz disputa", majestade, para desejar um bom jogo.

Com André Brito e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br