Relatório ‘B’ de CPI do Futebol já rendeu prisões
Em seu relatório alternativo, a CPI do Futebol no Senado sugeriu à Procuradoria-Geral indiciamento de 9 figuras ligadas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), incluindo ex-presidentes (Ricardo Teixeira e J.Maria Marin) e o atual presidente, Marco Polo del Nero. O "relatório B" já rendeu a prisão do vice-presidente da CBF e prefeito de Boca da Mata (AL), Gustavo Feijó, na operação Bola Fora, da Polícia Federal.

Trinca no alvo
Os três presidentes da CBF acusados de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, devem ficar com as barbas de molho.

CPI do Futebol
Romário (PSB-RJ), que presidiu a CPI, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentaram o relatório alternativo que pede os indiciamentos.

PF de olho
Antônio Osório, apontado como homem forte de Ricardo Teixeira e ex-diretor financeiro da CBF, é acusado de estelionato e crime eleitoral.

Em atividade
O vice-presidente da CBF, Marcos Antonio Vicente e o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, são acusados de falsidade ideológica.

TSE trocará Herman Benjamin por Og Fernandes
Pernambucano de Recife e um dos ministros mais admirados do Superior Tribunal de Justiça, Og Fernandes assume em outubro a titularidade da segunda vaga do STJ no Tribunal Superior Eleitoral. Ele entra na vaga do ministro Herman Benjamin, também do STJ, que atualmente é o corregedor da Justiça Eleitoral e relator do caso Dilma/Temer. Benjamin é natural de Catolé do Rocha, na Paraíba.

Discreto e trabalhador
Og Fernandes é do tipo discreto e dedicado ao trabalho. Colegas, servidores do STJ e advogados elogiam a eficiência do seu gabinete.

Foi do ‘batente’
Jornalista, Og Fernandes foi repórter do Diário de Pernambuco. Atuou como criminalista, depois foi juiz e desembargador do TJPE.

Novo corregedor
Após a saída de Benjamin, o outro ministro do STJ no TSE, Napoleão Maia, de Limoeiro do Norte (CE), assumirá a corregedoria eleitoral.

Matemática Brasil
São 9 milhões de servidores dentro da população economicamente ativa de 148 milhões; são 2,7 milhões de servidores civis aposentados e 300 mil militares reformados. Aposentados são 29,2 milhões no setor privado. Mas aposentadorias públicas custam o mesmo que privadas.

PEC do Recall
Está pronta para votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado a PEC que cria o direito ao arrependimento do eleitor para tirar do cargo o presidente que não cumprir o que prometeu na campanha.

Novos protagonistas
Com empreiteiras encalacradas na Lava Jato, outras surgem no mercado de obras públicas. É o caso da Castilho Engenharia, do Paraná, que recebeu do governo federal R$ 114 milhões em 2017.

Prevaricação
Em roda de conversa de juízes e advogados, em Brasília, a avaliação era consensual: Michel Temer está sujeito a acusação de prevaricação, na gravação com Joesley Batista. Mais que isso seria "forçar a barra".

Por que parou?
"O Brasil, neste instante, se assemelha a um trem longo, pesado e carregado de oportunidades, cujo maquinista desacelerou porque está preocupado se vai ser substituído", diz o tucano Betinho Gomes (PE).

Novo pré-requisito
Uma vez aprovada, a PEC que altera processo de escolha e mandatos de ministros do Supremo Tribunal Federal também cria um novo pré-requisito para indicação: comprovação de 15 anos de atividade jurídica.

É pouco
Deve ser aprovada ainda este semestre a emenda à Constituição que transforma em imprescritível o crime de estupro. Também não será admitido ao criminoso fiança para aguardar o julgamento em liberdade.

Meu pirão primeiro
Os sindicatos inundaram as vias de acesso ao aeroporto de Brasília de outdoors pressionando parlamentares contra as reformas trabalhista e previdenciária. É que, em vez de direitos, as reformas acabam com o imposto sindical que banca mordomias e até essas propagandas.

Pensando bem...
...Minas Gerais é caso único: tem o maior número de municípios do país, mas agora tem apenas dois senadores.

Imagem ilustrativa da imagem CLÁUDIO HUMBERTO



PODER SEM PUDOR

Café da manhã chinês
O jornalista Jorge Bastos Moreno, que faleceu aos 63 anos no Rio, tinha tanto talento na conquista de fontes que até se fez amigo íntimo de figuras históricas, como Ulysses Guimarães. Cobrindo viagem oficial de Ulysses à China, ele foi alvo de uma brincadeira que só os muito amigos são capazes de tolerar. Após 24h de viagem, ele se recolheu mais cedo e teve o cuidado de preencher o pedido de café e pendurá-lo na porta do quarto. Pela manhã, foi despertado às 5h30, e não às 8h, como havia solicitado. No corredor, 20 garçons empurravam os carrinhos com o seu desjejum. Moreno logo percebeu: "Isso é coisa do Heráclito". E foi mesmo. O deputado Heráclito Fortes se recolheu mais tarde e, ao passar pela porta do quarto de Moreno, alterou a comanda, acrescentando-lhe 30 ovos fritos, 20 bolos, 10 kg de pães etc.
Moreno reagiu numa boa à gozação de toda comitiva, inclusive do dr. Ulysses. Só teve dificuldades para explicar a pegadinha a todos aqueles garçons chineses.

Com André Brito e Tiago Vasconcelos