Imagem ilustrativa da imagem CLÁUDIO HUMBERTO



"O adversário da Vanessa não gosta do cheiro do povo pobre"
Lua sobre Arthur Virgílio (PSDB), rival de Vanessa Graziotin (PCdoB) em Manaus

Advogado de Jefferson acredita em reviravolta

O advogado de Roberto Jefferson não acredita que está perdida a batalha pela absolvição do seu cliente, já condenado por lavagem de dinheiro no mensalão. Luiz Francisco Barbosa acusa o relator Joaquim Barbosa de "confundir datas e fatos" e desconsiderar a "legitimidade" dos R$ 4 milhões que o deputado cassado recebeu. "Nenhum argumento da defesa foi enfrentado, que dirá afastado", afirma,

Recursos

Luiz Francisco Barbosa acena com eventuais embargos de declaração ao acórdão final e mesmo apelar a novos relator e revisor.

‘Sangue bão’

Vem aí o "Partido tipo O", o único que, ao contrário da convicção do ministro Joaquim Barbosa, pode ser "doador universal".

Calvário

Portadores de dor crônica na coluna, igual à do ministro Joaquim Barbosa sabem: a tensão emocional piora o que já é martírio.

Avisa lá

Um leitor do Rio, que estará em Washington (DC) no dia da eleições, espera há 15 dias resposta se o consulado do Brasil estará aberto.

Dilma agora quer engenheiros como diplomatas

Irritada com o ritmo próprio da diplomacia, a presidenta Dilma Rousseff está com a ideia fixa de que o Itamaraty tem de ser mais rápido e eficiente. Quando recebeu das mãos do ministro Antônio Patriota a lista de candidatos a embaixador, Dilma logo perguntou se algum deles era "engenheiro", e adotou o raciocício de que o Itamaraty "precisa" de profissionais da engenharia, conhecidos pela praticidade e objetividade.

Sem perdão

Dilma teme que outros eventos sejam prejudicados pela falta de objetividade do Itamaraty, como a Rio+20, que obteve resultados pífios.

Pagou sapo

A presidenta também reclama da falta de ousadia do Itamaraty. Nos EUA, deu um puxão de orelha público em Antônio Patriota.

Ninguém merece

Diplomatas da Casa se compadeceram pela forma com que Antônio Patriota é tratado por Dilma. Orientaram-no até a pedir demissão.

Código vapt-vupt

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) reclama da forma que foi aprovado no Senado o Código de Processo Civil: "Um código que vai durar no mínimo 40 anos foi aprovado em 40 minutos, sem debate no Plenário".

Em campanha

Além de Eduardo Cunha (RJ), estão na corrida para ocupar a liderança do PMDB os deputados Sandro Mabel (GO), Danilo Fortes (CE), Lúcio Vieira Lima (BA) e a vice-presidente da Casa, Rose de Freitas (ES).

Bate, coração

Aliviado com o resultado do cateterismo, o ex-deputado José Genoino (PT-SP) sofre com dor no bolso: assessor do ministro Celso Amorim (Defesa) ganha a merreca de R$ 7 mil mensais líquidos.

Má companhia

O manifesto "à sociedade brasileira", defendendo "a honra" do ex-presidente Lula, é assinado pelo inefável Carlos Lupi, ex-ministro (Trabalho) que "amava" Dilma e que foi por ela demitido.

Ceu de brigadeiro

O banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, diz que não foi notificado pela Receita Federal por aquisição de avião no exterior. E garante que seu jatinho estaria devidamente nacionalizado e em dia com a lei.

Gênio revelado

Pesquisas qualitativas do PT indicam que Eduardo Campos (PSB) exagerou ao vender a imagem de gestor do seu candidato à prefeitura do Recife. Passou a impressão de que o governador nada decide e se escondia atrás de um desconhecido gênio da administração pública.

Vamos a la playa

Se por milagre algumas das atuais greves acabassem hoje, muitos seriam pegos com a calça... ops, com a sunga na mão: todos os anos, nesta temporada, muitos programam férias remuneradas na praia.

PRB avança

O carateca Célio Renê, secretário de Esporte do governo do DF, vai dançar. O governador Agnelo Queiroz (PT) deve substituí-lo pelo adjunto Julio Cesar Ribeiro, que o PRB enviou de São Paulo para o DF.

Pergunta na ONU

Barack Obama vai perguntar a Dilma com que cara está "o cara"?

PODER SEM PUDOR - Bananas intolerantes

Em 1968, corria o boato de que a ditadura ia endurecer. Presidia a Câmara o deputado mineiro José Bonifácio Lafayette de Andrada, o Zezinho Bonifácio, que anunciou: o Congresso permaneceria "em recesso por tempo ilimitado". A oposição se revoltou com a falta de empenho dele para evitar aquele ato de força. Em meio à confusão, o também mineiro Celso Passos (MDB) protestou ao microfone:
- Seja mais Andrada e menos Zezinho, nobre deputado!
Zezinho se levantou, fechou a mão, levantou o braço bruscamente e deu diversas bananas em direção ao adversário. E foi embora.
__
Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros
www.claudiohumberto.com.br