Imagem ilustrativa da imagem CLÁUDIO HUMBERTO



"O réu Valdemar Costa Neto recebeu três repasses de elevados valores"
Ministro Joaquim Barbosa (STF) detalhando o processo do mensalão do governo Lula

Receita Federal confisca jatinho de banqueiro

A Receita Federal decidiu declarar o "perdimento" de um jatinho do banqueiro André Esteves, dono do banco BTG Pactual, um dos investigados pela aquisição de aviões no exterior em nome de empresa aberta em paraíso fiscal, registrando-os depois nos Estados Unidos. Segundo fonte da Receita, o "perdimento" inclui mais dois jatos, e os três serão incorporados a órgãos públicos como Policia Federal.

Engenhoso

O comprador do jatinho fazia contrato de "trust" com banco americano, que fingia ser o dono e dava "direito de uso" da aeronave ao cliente.

Sem imposto

A manobra permitia aos donos de jatinhos, como o banqueiro André Esteves, "economizar" os 34% de IPI e ICMS devidos no Brasil.

Dono oculto

A Receita admite que não é ilegal ter empresa em paraíso fiscal, nem o contrato de "trust", mas o objetivo seria "esconder o real dono do jato".

Sonegação

Em junho, operação da Receita e da PF apreendeu 12 aviões, no valor total de R$ 560 milhões, com sonegação estimada em R$ 192 milhões.

PV espera que prefeita rejeitada deixe o partido

O diretório nacional do PV espera que a prefeita de Natal, Micarla de Sousa – avaliada com 92% de reprovação –, deixe o comando do partido no Rio Grande do Norte e peça desfiliação assim que terminar o mandato. A sigla avalia que o desgaste da prefeita tem prejudicado até candidatos de outros estados, onde adversários usam a má-fama de sua gestão para alegar que os verdes não sabem administrar.

Não é pra mim

Recordista de rejeição no País nos últimos 20 anos, Micarla já anunciou que, tão logo termine seu mandato, deixará a política.

Urna funerária

O francês Le Figaro destacou os 23 assassinatos – de candidatos ou assessores – em menos de dois meses de campanha eleitoral no Rio.

Motivação

Além das dores lancinantes na coluna, o ministro Joaquim Barbosa está cansado. Muito cansado. Mas também muito motivado.

Guerra santa

Influente junto à igreja católica, o ministro Gilberto Carvalho (secretaria- geral da Presidência) está na origem das manifestações contra Celso Russomano (PRB) durante as missas, tentando transferir votos para o petista Fernando Haddad ou para o amigo Gabriel Chalita (PMDB).

Abaixo a teocracia

Em meio à guerra religiosa em São Paulo, o presidente do PPS, Roberto Freire diz que Soninha Francine – candidata do partido à prefeitura – é a melhor opção por "representar o estado laico brasileiro".

Trapalhões oficiais

Visto com lula, ops, com lupa, o sofisticado esquema de compra de apoio, relatado pelo ministro Joaquim Barbosa no Supremo, mostra que os réus superestimaram a inteligência deles e subestimaram a nossa.

Virou trator

O deputado Cândido Vacarezza (PT-SP) diz estar confiante que José Serra (PSDB) ficará fora do segundo turno em São Paulo: "Acabamos com o DEM na última eleição, agora é a vez de destruir o PSDB".

Torcida no TSE

Os adversários de Ronaldo Lessa (PDT) torcem para o TSE manter sua candidatura a prefeito de Maceió, no julgamento de hoje, evitando uma substituição de efeito imprevisível. O rival Rui Palmeira (PSDB) lidera por 48x22%, segundo o Ibope, e pode vencer no primeiro turno.

Plantão médico

A emergência do SUS informa: após a entrevista de Marcos Valério e de Fernando Haddad dizer ser "degradante" ligá-lo a José Dirceu, Lula perderá a voz. Como não gosta de escrever, ficará incomunicável.


Pecha coronelista

O senador Sérgio de Souza reclama da imagem de "partido velho" do PMDB no Paraná: "No interior, o partido é visto como moeda de troca, negociando apoio por cargo e tempo de TV, e cheio de caciques".

Viés de alta

O futebol do DF, há anos em viés de baixa, deve se renovar agora. O advogado Josafá Dantas é o favorito na eleição para presidente da Federação Brasiliense de Futebol. Diretor do Metrô-DF, ele conta com o apoio de um esportista ilustre, o governador Agnelo Queiroz (PT).

Torre de papelão

O mensalão é mesmo um xadrez político: além de vários peões e damas, tem também um bispo. Só falta dar xeque-mate nos reis.

PODER SEM PUDOR - Surpresa é um tatu

Em campanha ao governo do Ceará, Parsifal Barroso estava sempre às voltas com orgias gastronômicas. Certa vez, no interior, as senhoras anfitriãs avisaram: "Temos uma surpresa pro senhor". Era um tatu, no capricho. No dia seguinte, ele ganhou uma tremenda dor de barriga. Mesmo debilitado, continuou em campanha. Outra cidade, outro almoço, e Parsifal suando frio. Seu amigo Peixoto de Alencar resolveu brincar com  ele, pedindo a um grupo de mulheres para dizer que tinham "uma surpresa" para ele. Ao ouvir as mulheres, Parsifal nem quis saber da surpresa: em desespero, pediu licença e abandonou o lugar.
__
Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros
www.claudiohumberto.com.br