O Corpo de Bombeiros do Paraná registrou mais de 2,5 mil acidentes envolvendo ciclistas em todo o Paraná no período entre janeiro e junho deste ano. O número é menor do que no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 2.754 ocorrências. As quedas sofridas pelos ciclistas aparecem em maior número na estatística dos bombeiros do que os acidentes envolvendo carros e bicicletas. Mas se por um lado o número de acidentes com bikes diminuiu no Paraná, a gravidade aumentou pois o número de mortes envolvendo esse tipo de veículo subiu de 18 para 20. O incentivo ao uso da bicicleta é uma tendência mundial. Ela vem ganhando espaço no dia a dia das grandes cidades não apenas como uma opção de lazer. A bike é vista cada vez mais como um importante meio de transporte diário. No Brasil, a frota é composta por 70 milhões de bicicletas, sendo que a produção anual nacional não para: as fábricas colocam nas ruas todos os anos 3,5 milhões de unidades. Os dados são da Abraciclo, a associação que representa os fabricantes brasileiros - o Brasil é o quarto maior fabricante. A mobilidade é uma questão prioritária nos grandes centros urbanos e pauta para os candidatos a prefeitos nas cidades de médio e grande portes. Não é só a dificuldade de ir e vir. O tema envolve discussões sobre qualidade de vida, questões ambientais e segurança no trânsito porque é preciso quebrar as barreiras culturais do histórico privilégio que os carros tiveram durante décadas e décadas nas ruas do Brasil. A notícia da queda do número de acidentes é positiva, mas a convivência entre ciclistas e motoristas precisa melhorar. A bicicleta é uma alternativa de transporte limpo, saudável, barato. Mas para ser um veículo viável nas ruas brasileiras é preciso apoio e políticas públicas de incentivo.