‘Jesus, a Esperança’ foi produzido em Arapongas e no fim de semana estará em cartaz também em Londrina
‘Jesus, a Esperança’ foi produzido em Arapongas e no fim de semana estará em cartaz também em Londrina | Foto: Divulgação



O filme "Jesus, a Esperança", produzido na cidade de Arapongas e Sabáudia pelo grupo Grupo Cênico Mãe do Céu Filmes, terá estreia nacional nesta quinta-feira (14) nas salas da rede Cine Gracher, nas cidades de Arapongas (PR), Pato Branco (PR), Brusque (SC) e Porto União (SC). Em Londrina, o filme será exibido pela rede Cinesystem, no Londrina Norte Shopping, neste sábado (16) e domingo (17), às 14h40. São 90 minutos de duração e classificação indicativa de 12 anos.
"Jesus, a Esperança", dirigido pelo cineasta Semi Salomão, relata a história de Jesus Cristo, retratando sua vida pública, os milagres, a conspiração em torno de sua existência, sua morte e ressurreição. Narrada pela perspectiva bíblica, baseada nos quatro evangelhos sinóticos, a produção é dividida em episódios dos principais momentos de sua vida, finalizando na famosa passagem da crucificação.

O projeto de realizar o longa-metragem foi iniciado pelo grupo cênico Mãe do Céu, que há 20 anos encena a Paixão de Cristo com mais de mil pessoas na cidade de Arapongas. Produzido com recursos próprios e contando com um grande apoio da comunidade local, o elenco do filme tem mais de 500 figurantes do grupo teatral, além de cenógrafos, figurinistas, maquiadores, iluminadores e diversos colaboradores.

As filmagens foram realizadas no segundo semestre de 2016 em duas cidades do interior do Paraná: em Arapongas havia um set de filmagens que reproduzia o Palácio de Pilatos e a Casa de Herodes; já na área rural de Sabáudia foram feitas boa parte das cenas a céu aberto, incluindo os milagres de Jesus, a Via Crúcis e a crucificação. No fim de semana, a Folha 2 traz entrevista com Semi Salomão , diretor do filme, e o produtor Luiz Vechiatto.



Promic na Câmara
O Movimento Cultural de Londrina, que reúne artistas, produtores e agentes culturais, estará na sessão da Câmara de Londrina nesta quinta-feira (14), às 14h, para sensibilizar os vereadores para a ampliação do orçamento da cultura e a aprovação do Projeto de Lei (PL) 285, referente à criação de "bolsas para projetos culturais". O PL em questão é necessário para o repasse de recursos aos Projetos Independentes do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) que este não receberam verbas por mudanças na legislação. Se aprovado, o PL, portanto, prevê o retorno desta categoria de projetos, por meio da concessão de bolsas de estudo e pesquisa, vinculadas as desenvolvimento de projetos culturais. Este ano, cerca de R$ 1,72 milhões não foram destinados aos projetos por esta modificação na lei e muitos paralisaram ou encerraram as atividades. O movimento ainda tenta, ao mesmo tempo, conseguir a garantia do prefeito Marcelo Belinati para que os recursos não gastos este ano sejam transferidos para 2018, o que já teria sido descartado pelo Executivo.