Remontagem de "Carmen" será apresentada no Guairão
Remontagem de "Carmen" será apresentada no Guairão | Foto: Rony Santos/ Divulgação



Teatro Guaíra
A remontagem do espetáculo "Carmen", com coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni será apresentada no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), nos dias 29 e 30 de setembro, às 20h30, e 1 de outubro, às 18h. Com participação da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro titular, Stefan Geiger, a coreografia de Carmen foi criada em 2016 especialmente para o Balé Teatro Guaíra (BTG), pelo paulista Luiz Fernando Bongiovanni, sob as composições de Georges Bizet e Rodion Shchedrin. A remontagem do espetáculo foi apresentada, dia 16 de setembro, no encerramento do 28º Festival de Dança de Cascavel, pelos 23 novos bailarinos do Balé Teatro Guaíra, recém-contratados pelo Palco Paraná. Carmen é uma das obras mais conhecidas e tocadas, inicialmente escrita em forma de ópera pelo compositor francês, Georges Bizet. Um drama clássico de amor e ódio ambientada na Sevilha do século 19, que estreou em 1875, em Paris. Noventa anos depois, o compositor russo Rodion Shchedrin criou versão para balé, estreada pelo Balé Bolshoi. Os ingressos custam R$ 20.

Encontros da escrita
De 4 a 6 de outubro, acontece a 3° edição do evento Encontros em Torno da Escrita, promovido pelo Departamento de Letras da UEL, uma ação do Laboratório de Escrita Criativa. Como os anteriores, ele tem a finalidade de juntar pessoas interessadas em torno da escrita de textos literários. Para isso, o evento conta com a fala de abertura com o escritor Miguel Sanches Neto; um bate-papo sobre textos não-ficcionais com o cineasta Rodrigo Grota e o professor Rodolfo Londero - que acaba de lançar o livro "Pornografia e Censura: Adelaide Carraro, Cassandra Rios e o sistema literário brasileiro nos anos 1970"; e outro de textos ficcionais com Oscar Nakasato e Mauricio Arruda Mendonça. O encerramento acontece com o prof. Diego Gimenez, de Barcelona, em uma palestra sobre Fernando Pessoa. Além disso, acontecerão também diversas oficinas e mini-cursos, inclusive com o próprio Miguel Sanches Neto. As inscrições podem ser feitas até dia 4/10 no site https://labescritacriativa.wordpress.com/evento, pelo valor de R$ 22. As oficinas e mini-cursos têm inscrição à parte.

Arte Digital
Está quase acabando o prazo para inscrições para a primeira Bienal de Arte Digital, que será realizada em 2018 pelo Festival de Arte Digital. Serão selecionados trabalhos culturais e artísticos que contemplem o tema "Linguagens híbridas". Os escolhidos irão integrar a programação da Bienal nas cidades do Rio de Janeiro, entre 5 de fevereiro e 18 de março, no Oi Futuro Flamengo, e Belo Horizonte, de 26 de março a 29 de abril, no Conjunto Moderno Da Pampulha - Museu de Arte da Pampulha (MAP), Casa do Baile e Casa Kubitschek; na Casa Fiat de Cultura e no espaço Atmosphera. Podem se inscrever profissionais e estudantes de qualquer idade e de diversas áreas, intelectuais brasileiros e internacionais, artistas, criadores, produtores ou coletivos artísticos. No caso de menores de 18 anos que forem selecionados será preciso autorização dos responsáveis. A inscrição é gratuita e deverá ser feita exclusivamente pelo site da bienal do FAD. O edital do processo seletivo está disponível em (https://www.bienalartedigital.com/). O resultado será divulgado em até 45 dias após o encerramento das inscrições, via site e redes sociais da Bienal. O prazo se encerra neste domingo (1).