Dança
O Festival de Dança de Londrina, que começa no dia 7 de outubro, anunciou os grupos e espetáculos selecionados para a sua 15ª edição. Dentre os trabalhos nacionais, foram classificados "Lub dub", do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) (Salvador-BA); "Sr. Will", da Gira8 Cia de Dança (Goiânia-GO); "De chapéu e coração – histórias de paixão", do Grupo Tuia (São Paulo – SP); "Pretérito imperfeito", da Mimulus Cia de Dança (Belo Horizonte – MG), e "Devolve 2 horas da minha vida", do Projeto Mov_oLA (São Paulo – SP). Na categoria local, que inclui trabalhos num raio de até cem quilômetros de Londrina, os selecionados foram "Boomerang", da Escola de Ballet da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã; "Donantônia", do Núcleo Ás de Paus (Londrina), e "Cidade em movimento", da Escola Municipal de Dança de Londrina. O evento recebeu mais de 400 inscrições nacionais e internacionais de montagens filiadas à dança, ao teatro, ao circo e à performance. Além destes selecionados, a programação do Festival é também composta por grupos e artistas convidados. A grade completa de atrações será anunciada até o início de outubro. O Festival tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do Promic.

Audiovisual
A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) está com as inscrições abertas para Produção e Distribuição de Obras Audiovisuais. Serão destinados R$ 3,75 milhões para o fomento do setor. As inscrições ocorrem de 18 de setembro a 25 de outubro. por meio do sistema SisProfice. Os recursos são parte do orçamento da SEEC com complementação da Agência Nacional de Cinema (Ancine) por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) | Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV).
O edital vai selecionar sete curtas-metragens, seis telefilmes, dois longas-metragens e dois projetos de distribuição de obras cinematográficas. Para participar os proponentes deverão contratar pelo menos 40% de profissionais paranaenses em sua equipe técnica e elenco, e as filmagens e locações deverão ser preferencialmente realizadas dentro do Estado do Paraná, gerando emprego e renda diretos e indiretos.
Todo o processo de inscrição, habilitação, mérito e acompanhamento será realizado de forma online pelo sistema SisProfice. Confira o edital completo em www.cultura.pr.gov.br.

Teatro
Terminam nesta quarta(13) as inscrições para a seleção de espetáculos teatrais, que vão compor a terceira temporada do BQ(en)cena, em Santa Catarina. Com realização do Ministério da Cultura e PrismaCultural, o edital irá selecionar 22 espetáculos teatrais. Seis nacionais, nove espetáculos estaduais, dois locais e cinco espetáculos alternativos (propostas vindas de todo território nacional), que possam ser apresentados em espaços alternativos, durante a nova temporada.
O cadastro é gratuito e pode ser feito através do site www.prismacultural.com.br

Workshop
O Sesi Londrina promove nesta quarta (13), o workshop "Ambiente Aberto – Práticas Estendidas a Sons e Ruídos". O encontro promoverá um bate-papo com o artista sonoro e produtor eletroacústico Marcelo Armani, que compartilhará técnicas e conceitos da arte sonora. A inscrição é gratuita para jovens e adultos, com classificação indicativa de 14 a 60 anos. Mais informações: http://www.sesipr.org.br/cultura/EventAgenda27805content353222.shtml
Centro Cultural SESI/AML fica na rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro.