Imagem ilustrativa da imagem AOS DOMINGOS PELLEGRINI - Tio Tão
| Foto: Shutterstock



Nos visitou Tio Sebastião, também chamado Tantão, efusivo como sempre:
- Como vou? Melhor impossível! O que não mata fortalece! Que nem o Brasil, de crise em crise cada vez melhor!
Se estranham, ele explica:
- A crise econômica fez a arrecadação da União cair tanto que o governo decidiu encarar a reforma da Previdência, pra não gastar tanto, e a reforma trabalhista, para a economia empregar mais! Não fosse a crise, continuaria empurrando com a barriga como durante décadas!
Se alguém torce o nariz, ele cochicha para todo mundo ouvir:
- É até capaz de acabar a mamata da "contribuição" sindical obrigatória! Em vez de milhares de sindicatos de araque, vamos ter sindicatos de verdade!
Alguém diz que precisamos é de políticos de verdade, ele retruca:
- Mas agora ao menos temos, graças à crise política e enquanto ela durar, um Congresso que funciona! Todos os deputados presentes nas comissões e no plenário, querendo tocar tudo com agilidade, como nunca antes na história deste país!
Mas tudo isso, diz mais alguém, só acontece porque uns poucos juízes resolveram canetear pra valer, e ele concorda entusiasmado:
- Começou com um, agora já são vários tocando os processos em meses em vez de anos! Até o Supremo resolveu se superar, e o Procurador, em vez de engavetar, passou a achar os criminosos contra a República!
Entretanto, lembra outro, os supremos juízes eleitorais resolveram ignorar provas de culpa, e ele rebate:
- Porém para o país é melhor continuar em frente do que labirintar sabe Deus com quem! A Justiça não foi a melhor mas o Brasil se poupa do pior! Reformas em frente!
Ele olha longe:
- Além disso, quantos desempregados estão virando autônomos, quantas empresas se reinventando, quantas inovações antes adiadas agora estão sendo adotadas! Sem falar na grande aula que nossas crianças e jovens estão recebendo! Antes da crise, fazer errado dava certo, agora parece que só vai dar certo quem não faz errado!
E sentencia:
- De crise em crise, é capaz até dos honestos e trabalhadores passarem a participar da política e virarem maioria! Aí entramos no Primeiro Mundo!
Mas, para Tantão, uma coisa tem de melhorar já:
- As gravações da polícia e os gravadores dos delatores! A gente não consegue entender o que falam! E também não aguento mais replay do deputado saltitante com a mala de dinheiro! – e então todos concordam com Tantão!

Notícia da Chácara

Imagem ilustrativa da imagem AOS DOMINGOS PELLEGRINI - Tio Tão
| Foto: Dalva Vidotte



CONVÍVIO
O convívio é a alma das chácaras, onde, antes de tudo, no ambiente suburbano convivem a cidade que vivemos e o campo de onde todos viemos. Neste cantinho capturado pela foto, convivem arte e natureza: os três quadrinhos na parede e o vaso de begônias.
O vaso é novo e de argila, mas convive decorativamente com antigos objetos de ferro, o moinho de café, de manivela, e a máquina de costura que era tocada a pedal, tão diferentes e semelhantes.
Sobre todos pairam as folhas da begônia, magníficas, como a abençoar o convívio das diferenças, nada se excluindo e tudo se completando.