Festival de música
Apucarana
– A Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística está com inscrições abertas até dia 9 de outubro para o 3º Femudap (Festival de Música Mensagem de Apucarana), com o tema "Amor". Serão duas modalidades de competição: músicas religiosas inéditas e músicas populares inéditas. Informações no www.apucarana.pr.gov.br ou pelo fone (43) 3423-2944 ou 99986-4185.

Food truck
Londrina
– O Food truck festival – Johnny's Day será realizado neste sábado (2 de setembro), a partir das 18h, no Mercadão da Prochet (av. Harry Prochet, 305). A música, entrada e estacionamento são gratuitos.

Festival Nipo-Brasileiro
Maringá
– A 28ª edição do Festival Nipo-Brasileiro começará neste sábado (2 de setembro) e segue até o dia 10, na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema). A tradicional cerimônia de abertura está marcada para as 20 horas. Ainda no sábado, o público terá a oportunidade de assistir a apresentação dos grupos Saikyou Yosakoi Soran (vencedor do 35º Festival de Dança de Joinville), Wakadaiko, Matsuri Dance e um show musical. No pavilhão gastronômico cerca de 1,6 mil voluntários da Acema e de quatro entidades beneficentes vão se revezar no preparo de pratos típicos da culinária japonesa. A renda será destinada a quatro entidades assistenciais que mantém projetos sociais. Informações no www.festivalnipobrasileiro.com.br

Caominhada
Arapongas
- Mais uma edição do Caominhada será realizada neste domingo (3 de setembro), a partir das 9h, com saída da praça Mauá e chegada na praça da Matriz, onde haverá haverá sorteio de brindes e um concurso entre os animais para escolher o maior cão, o menor cão, o mais bem vestido e o mais exótico. A promoção é do curso de medicina veterinária da Unopar, em parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal, com a finalidade de arrecadar alimentos para abrigos de animais. A entrada é 1kg de ração. Para participar do evento, os tutores devem levar material para coleta de dejetos, e os animais precisam estar com protocolo de vacinação em dia.

Atividades lúdicas
Campo Mourão
- O Dia do Crer Para Ver, promovido pela Natura, será realizado neste sábado (2 de setembro), das 10 às 17h, no Parque dos Lagos (rua das Andorinhas). Serão oferecidas atividades lúdicas para toda a família como oficinas de arte, brincadeira e leitura, além de apresentações culturais. A organização incentiva que os participantes levem dois livros antigos para trocar por um novo na Biblioteca Colaborativa.

Braille
Londrina
– Abertas as inscrições até dia 15 de setembro para o curso Aprendizagem do Sistema Braille, ofertado pelo NAC (Núcleo de Acessibilidade) da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Podem participar estudantes, profissionais da área da Educação, além de interessados em geral. O curso será ministrado de 19 de setembro a 7 de novembro, sempre às terças-feiras, das 8 às 12h. O objetivo é formar profissionais e estudantes para leitura e escrita no Sistema Braille, e iniciar construção de rede de apoio ao estudante com deficiência visual. As inscrições devem ser feitas no www.uel.br/eventos/insc/?id=3489 . Informações pelo fone (43) 3371-4148.

Concurso de fotografias
Paiçandu
– A Prefeitura Municipal recebe inscrições até dia 11 de setembro para o 3º Concurso de Fotografias Paiçandu: Justa, Moderna e Sustentável. Serão premiadas as dez melhores fotografias que expressem a beleza, símbolos do município e seu distrito Água Boa. Inscrições e informações no http://www.controlemunicipal.com.br/site/secretaria/ .

Informática básica
Londrina
– O Departamento de Computação, do CCE (Centro de Ciências Exatas) da UEL recebe inscrições até dia 19 de setembro para o curso de Informática Básica: Windows 10, internet e redes sociais. São 18 vagas para a comunidade interna e externa. O curso acontecerá de 25 a 29 de setembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, no Laboratório do Departamento. As inscrições devem ser feitas no www.uel.br/eventos . Informações pelo fone (43) 3371-4678.

Almoço beneficente
Guaíra
– O almoço italiano beneficente, promovido pelo Lar São José, acontecerá dia 7 de setembro, na rua Floresta, 82, Vila Alta. Todo o valor arrecadado será destinado ao Hospital Beneficente AssisteGuaíra. Informações pelo fone (44) 3642-2376.

Odontologia
Maringá
– O Programa de pós-graduação em Odontologia Integrada da UEM (Universidade Estadual de Londrina) está com inscrições abertas até dia 30 de outubro. São dez vagas e duas linhas de pesquisa: Diagnóstico, prevenção e educação em odontologia e Tratamento clínico integrado e seus fundamentos científicos. Mais informações pelo fone (44) 3011-9051 ou 3011-9052.

Caminhada
Itaguajé
– A Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Margens do Pirapanema será realizada dia 17 de setembro, às 8 horas, com concentração na Associação dos Funcionários da Prefeitura de Itaguajé. O percurso será de 125 mil metros. Inscrições e informações no www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=297 .

Português para estrangeiros
Maringá
– Inscrições abertas para o curso de Português para Estrangeiros: uma proposta acolhedora, promovido pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). As aulas serão ministradas pelos alunos do curso de Letras. As inscrições devem ser feitas na secretaria do DTL (Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias) – campus universitário, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas. Mais informações pelo fone (44) 3011-4733 ou http://www.uem.br/ .

Gestão da qualidade
Curitiba
– O 1º Fórum da Qualidade Erasto Gaertner – Gestão da Qualidade Conhecimento que Transforma, do HEG (Hospital Erasto Gaertner) será realizado dia 13 de setembro, às 8 horas, no auditório Sadi Pizzatto (rua Dr. Ovande do Amaral, 201, Jardim das Américas). O objetivo é levar a participantes, de qualquer área, informações relevantes e cases de sucesso que mostram a importância da qualidade nos processos, para alcançar resultados de excelência. Os temas abordados serão, Lean Healthcare (Saúde Enxuta), Time de Alta Performance, Desafiando Seus Limites, Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Risco. Os interessados devem se inscrever no www.erastogaertner.com.br/curso.php?id=82 . Mais informações pelo fone (41) 3361-5166.