Pedalada
Ibiporã
- A Serla (Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer) recebe inscrições até dia 30 de junho para a 5ª edição do Volta do Guarani - Passeio Eco Bike. Será uma pedalada por estradas rurais da cidade, com percursos de 50, 30 e 20 quilômetros no dia 2 de julho, com concentração às 6h30, no Ginásio de Esportes Pedro Dias (Munhecão). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected], mas a organização pede para que os participantes doem um litro de leite, que deverá ser entregue no dia do evento. As doações serão destinadas ao Hospital Cristo Rei e ao Lar Padre Leoni. Informações no http://www.ibipora.pr.gov.br/ .

Desenvolvendo talentos
Pato Branco
– A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e o NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação) está com inscrições abertas até dia 30 de junho para a 3ª edição do projeto "Desenvolvendo Talentos", que oferece capacitação profissional em Tecnologia da Informação para pessoas com no mínimo 16 anos e preferencialmente alunos da rede pública. São 40 vagas. As inscrições devem ser feitas no www.ntipr.org.br . Mais informações no http://www.patobranco.pr.gov.br/ .


Culinária
Londrina
– As oficinas de culinária Macarrão, lasanha e molhos (das 10 às 12h15) e Mexicana (16 às 18h15) serão ralizadas no dia 17 de junho, na rua Bartolomeu Bueno, 214. Inscrições e informações pelo fone (43) 3342-2971 ou 99190-0104 (whatsapp).

Caminhada
Paiçandu
– A Caminhada Internacional Na Natureza - Circuito Caminhos da Água Boa será realizada dia 25 de junho, às 7 horas, com concentração no Rancho Velho Oeste. O percurso será de 10.500 metros. Inscrições e informações no http://www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=297.

Campanha do agasalho
Maringá
- Campanha do Agasalho, promovida pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), segue até dia 31 de julho. As doações podem ser realizadas em 58 pontos de coleta. Mais informações no http://www2.maringa.pr.gov.br .

Filosofia
Londrina
- O Departamento de Filosofia da UEL (Universidade Estadual de Londrina) promoverá o minicurso "Aspectos fenomenológicos da filosofia de Vilém Flusser" nos dias 20 e 21 de junho, das 14 às 18 horas. O evento é direcionado a professores e estudantes dos cursos de Filosofia, Comunicação Social, Artes, Ciências Sociais e interessados no tema. Inscrições e informações no www.uel.br/eventos/insc/?id=3494 .

Orquestra Experimental
Curitiba
– A Orquestra Experimental da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) realizará apresentação no dia 19 de junho, às 20 horas, no auditório Tuca (rua Imaculada Conceição, 1.155, Prado Velho). A entrada é franca. Os interessados em comparecer no evento devem retirar os ingressos no https://www.sympla.com.br/apresentacao-comemorativa---5-anos-orquestra-experimental__155285 . Mais informações no http://www.pucpr.br .

Lixo eletrônico
Paranavaí
– A Secretaria de Meio Ambiente realizará a coleta de lixo eletrônico de 19 a 23 de junho, na sede da secretaria. A Coopervaí dará destinação correta para os materiais coletados. Informações pelo fone (44) 3902-1145.

Processo seletivo
Arapongas
– Abertas as inscrições até dia 18 de junho para o Processo Seletivo de Bolsistas para a função de tutor presencial na área de Licenciatura em Pedagogia (1 vaga), ofertado pela UAB (Universidade Aberta do Brasil). Podem se inscrever candidatos com pós-graduação concluída ou em andamento e que possuam experiência (mínima de um ano) no magistério do ensino básico ou superior. Inscrições e informações no ead.uepg.br/inscricoes .

Capacitação empresarial
Londrina
- A UAB (Universidade Aberta do Brasil) realizará o curso gratuito de capacitação em Gestão Empresarial, do Programa Bom Negócio Paraná. As vagas são destinadas a micros, pequenos, médios empresários, microempreendedores e a todos os interessados no tema. São 45 vagas disponíveis. As aulas começarão no dia 20 de junho. Inscrições e informações pelo fone (43) 3375-0615 ou 98453-6020.