Londrina – A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres promove a oficina Pintura em Tecido nos dias 18 e 25 de outubro, 1, 8, 22 e 29 de novembro e 6 e 13 de dezembro, das 14 às 16 horas, na Casa da Mulher (Rua Máximo Peres Garcia, 340). A oficina é destinada às mulheres acima de 18 anos em vulnerabilidade social e econômica moradoras de Londrina. Inscrições gratuitas pelo fone (43) 3378-0111.


Hip hop e skate
Londrina - A terceira edição do Hip Hop Sobre Rodas do ano será realizada no dia 16 de outubro, das 13 às 19 horas, na Escola Municipal Ruth Lemos (Rua Francisco de Assis F. Ruíz, 533, Conjunto Luiz de Sá). Na programação, campeonato de skate, grafite em telas, dança de rua, rappers (show/apresentação), DJs e recreação para as crianças. Todas as atividades são gratuitas. O evento tem a coordenação/produção de um dos idealizadores do projeto Valdir Almeida da Silva, conhecido por Valdir Sujjim, com o objetivo de ocupar espaços públicos e difundir a cultura Hip Hop.


Para crianças
Cambé - Uma festa para crianças, com cama elástica, piscina de bolinha, tobogã gigante, algodão, doce, pipoca, refrigerantes, pintura artística e personagens a caráter, acontecerá neste sábado (15), das 10 às 17 horas, na central de vendas do Gaivotas, promovido pela Graúna Construções. O evento é gratuito.

Migrantes e refugiados
Curitiba - A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou o edital de acesso a vagas remanescentes voltado a migrantes e refugiados. As vagas estavam ociosas e restaram após os editais de redistribuição do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar), voltados a brasileiros. Podem se inscrever migrantes regularmente admitidos no Brasil, portadores de visto humanitário ou de refugiado e que tenham iniciado cursos de graduação em instituições de ensino superior no seu país. O acesso deverá ser solicitado para cursos que tenham as mesmas características na UFPR e na instituição do seu país de origem. Não há cobrança de taxa de inscrição e o prazo final para entrega das solicitações de acesso é 17 de outubro. Mais detalhes estão disponíveis no edital, disponível no site da UFPR (http://bit.ly/2cBnYMC).

Doutorado
Londrina - Estão abertas até o dia 17 de outubro as inscrições para doutorado sanduíche nos Estados Unidos. Estudantes brasileiros de doutorado das áreas de Ciências Sociais, Humanidades, Letras, Literatura e Artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas ofertadas pela Comissão Fulbright, organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA. O intercâmbio tem duração de nove meses, com início em agosto/setembro de 2017, e término em abril/maio de 2018. Informações no www.fulbright.org.br.



A distância
Maringá – Segue até o dia 25 de outubro o prazo de inscrições para o Vestibular EAD 2016, da Universidade Estadual de Maringá. As vagas são para os cursos de História, Letras Português/Inglês e Pedagogia. A prova será aplicada no dia 27 de novembro. Informações no http://www.vestibular.uem.br/

Espetáculo
Londrina - O grupo Triolé Cultural apresenta o espetáculo "O Zelador", em que faz uma divertida homenagem a essa classe de trabalhadores "invisíveis", neste sábado (15), às 16 horas, no Clubinho do Londrina Norte Shopping. O evento é gratuito.

Feira Madá
Londrina - A Feira Madá, bazar que reúne música, gastronomia, artesanato, arte e moda, de produtores e marcas locais, será realizada neste sábado (15), das 9 às 14 horas, no Museu de Arte de Londrina (Rua Sergipe, 640). O objetivo da feira, que está em sua sétima edição, é da visibilidade para os produtores londrinenses que fabricam produtos exclusivos, criativos e artesanais, bem como incentivar a relação produtor/comprador. A promoção é do Ateliê Coletivo Casa Madá.
Chefia e liderança
Londrina - O treinamento chefia e liderança será realizado nos dias 21 (das 19 às 23 horas) e 22 de outubro (8 às 17 horas), na Acil (Rua Minas Gerais, 297, 1º andar). Informações pelo fone (43) 3374-3082.

Liderança
Campo Mourão - Como exercer uma liderança eficaz e inspiradora é o tema que será abordado durante encontro que acontecerá no dia 19 de outubro, às 7h30, no Ponto de Atendimento ao Empreendedor (Av. John Kennedy, 330, Jardim Lar Paraná). Promoção do Ponto de Atendimento em parceria com Sebrae. Informações pelo telefone (44) 3525 3359.

Circuito histórico
Balsa Nova – Abertas inscrições para a Caminhada Internacional na Natureza - Circuito Campos Históricos do Tamanduá-Purunã, que acontecerá no dia 29 de outubro, com ponto de encontro na Casa da Cultura - São Luiz do Purunã. Informações no www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=259 ,
[email protected] ou fone (41) 3636-1354.