Chinelos bordados
Londrina
- A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres promove a Oficina de Chinelos bordados em pedrarias no dia 30 de setembro, às 14 horas, na Casa da Mulher (Av. Máximo Peres Garcia, 340, esquina com a avenida São João). O curso é gratuito e no dia as participantes deverão levar apenas um chinelo de dedo para ser bordado. O restante dos materiais será fornecido pela Casa. As oficinas da Casa da Mulher são destinadas, prioritariamente, a mulheres acima de 18 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Informações pelo fone (43) 3378-0111.

Obras literárias
Londrina
– O Sesc promoverá um minicurso gratuito que oportunizará aos vestibulandos aprofundarem o conhecimento sobre os livros que fazem parte da lista oficial de obras literárias da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para os anos de 2017 e de 2018. Estão previstos dez encontros e as inscrições estão abertas até o dia 6 de outubro. Informações na Rua Fernando de Noronha, 264.

Astrobiologia
Londrina
- O Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal) e o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina – UEL promovem um Minicurso de Astrobiologia no dia 1 de outubro, das 14h30 às 18 horas, na Sala Multimeios do CCE – sala 20, 3º andar, no campus da Universidade Estadual de Londrina. Presença do pesquisador Ivan Gláucio Paulino de Lima, astrobiólogo da USRA (Universities Space Research Association), parceiro do Nasa Ames Research Center, e pós-doutor pelo Nasa ARC. Ele falará sobre "Astrobiologia e exploração espacial". Também está prevista a palestra "Onde estão os outros? A busca por civilizações extraterrestres", com o professor Miguel Fernando Moreno (Gedal/MCTL-UEL). O minicurso é gratuito e aberto a todos os interessados, mas as vagas são limitadas a 120 participantes. Informações pelo [email protected] ou fone (43) 9962-9996.

Imagem ilustrativa da imagem AGENDE-SE
| Foto: Shutterstock
Residência médica
Cascavel - As inscrições para o Programa de Residência Médica 2017 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão abertas até o dia 4 de outubro. O programa é desenvolvido no Hospital Universitário (HUOP) e conta com sete especialidades: Cirurgia Geral; Clínica Médica; Neurocirurgia; Obstetrícia e Ginecologia; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria; e Cardiologia. Informações no www.unioeste.br/residencias ou pelo fone (45) 3321-4658.



Mestrado
Foz do Iguaçu
- Os cinco programas de mestrado acadêmico da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) estão com editais publicados – e três deles já estão com inscrições abertas – para o processo de seleção de alunos regulares com ingresso no início de 2017. No total, estão sendo ofertadas 74 vagas nos cinco mestrados – incluindo as reservadas a ações afirmativas (política de cotas) e a candidatos provenientes de outros países latino-americanos. Todos os cursos são gratuitos, bem como as inscrições. Os interessados no Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (IELA), Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL) e Mestrado em Literatura Comparada já podem fazer as inscrições. O Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPD) começará a receber as inscrições a partir do dia 1º de outubro e o Mestrado em Física Aplicada (FISA), em 17 de outubro. Informações no www.unila.edu.br

Ausência e superproteção
Londrina
- A palestra "Amor.Ausência.Superproteção" será realizada no dia 1 de outubro, às 8h30, no Espaço de Formação Apoena (Rua Senador Souza Naves, 1739. O encontro tem o objetivo de refletir sobre as escolhas, atitudes e dilemas paternos e maternos. Informações pelo e-mail [email protected] ou fone (43) 3342-0296.

Educação
Curitiba
- As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinados a compor o cadastro de reserva para professor, pedagogo, tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, assistente administrativo e auxiliar de serviços gerais, poderão ser feitas de 3 a 18 de outubro. Esses profissionais atuarão nas escolas da rede estadual de ensino em 2017. O guia de inscrição com todas as informações referentes aos cadastros está disponível no www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=127.