Apucarana - O sistema de estacionamento rotativo pago em vias da área central de Apucarana (Centro-Norte), a "Zona Azul", será reativada na próxima segunda-feira (3 de abril). O rotativo, que até o final de 2016 era gerenciado por uma empresa terceirizada, passará a ser administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). A fiscalização ficará a cargo da Guarda Municipal e os cartões serão vendidos apenas em pontos de vendas credenciados.

O primeiro lote, com 330 mil unidades, já está sendo distribuído. "Temos 10 estabelecimentos comerciais cadastrados e estamos em vias de formalizar parcerias com outros", informa o superintendente de Trânsito, Transporte e Segurança do Idepplan, Carlos Mendes.

O novo sistema não apresenta nenhuma alteração com relação aos valores praticados até dezembro. "A pessoa terá à sua disposição o cartão de meia-hora ao valor de R$ 0,80 e o cartão de uma hora a R$ 1,60", explica. O número atual de vagas regulamentadas, segundo Mendes, é de aproximadamente 800. O tempo máximo de permanência na vaga continua sendo duas horas.

A partir de julho, o sistema Zona Azul já deverá contar com o reforço de agentes de trânsito, que serão contratados através de um concurso público. O certame está em fase final de elaboração do edital, que deve ser publicado em breve pela prefeitura.

À exceção dos domingos e feriados, o estacionamento rotativo é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. Em épocas especiais, de programas promocionais ou em datas comemorativas, o horário é ampliado de acordo o funcionamento do comércio. "Os primeiros dias serão voltados mais à orientação dos usuários, que serão informados sobre a retomada da cobrança e dos locais de venda, mas pedimos desde já a colaboração de todos quanto ao respeito das leis", ressalta Mendes.