VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cidades
07/09/2017

Vista Bela antecipa comemorações de 7 de Setembro

Desfile teve à frente a fanfarra do Projeto Cidadão Mirim do 5º Batalhão da PM

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Saulo Ohara
Saulo Ohara - Desfile contou com a presença de mais de 130 crianças e emocionou a comunidade
Desfile contou com a presença de mais de 130 crianças e emocionou a comunidade


Reforçar a cidadania, o espírito de civilidade e lembrar a importância do Dia da Independência para os brasileiros foi o que levou a direção do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Maria Nívea, no Conjunto Residencial Vista Bela (zona norte de Londrina), a organizar, nesta quarta-feira (6), um desfile de 7 de Setembro. A comemoração antecipada contou com a presença de mais de 130 crianças do CMEI e de outros projetos do bairro e emocionou a comunidade. "O bairro tem 12 mil habitantes, é quase uma cidade. Achamos importante trabalhar com as crianças o que é ser cidadão", disse a diretora do CMEI, Valdirene Maria Stremel Movio.
PUBLICIDADE

A vendedora autônoma Tereza Cristina Cunha de Oliveira e a diarista Caroline de Oliveira Ramalho, respectivamente vó e mãe do Israel, 6, não escondiam o orgulho de ver o garoto desfilar pelas ruas do bairro. "É emocionante ver meu neto aqui e é muito importante esse tipo de atividade para as crianças porque eles já vão crescendo com a noção de organização", disse a avó.

O desfile começou às 9h30 e teve à frente a fanfarra do Projeto Cidadão Mirim do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina. Integrantes do projeto Biblioteca Solidária, do Projeto Judô Caminho Suave e funcionárias da unidade básica de saúde do Vista Bela também se juntaram ao evento. As crianças percorreram algumas ruas do entorno do CMEI, em um trajeto de cerca de dois quilômetros. Muitos moradores do bairro saíram as ruas para acompanhar a passagem do desfile e, com o celular nas mãos, registraram tudo em fotos e vídeos. "Acho muito bonito isso. Nasci e me criei na roça, não pude acompanhar muitos desfiles de 7 de Setembro na vida. Já tinha visto outros, mas este está muito bonito. E é importante porque já vai trabalhando a mente deles para que aprendam que têm que obedecer porque do jeito que está, as crianças e jovens de hoje não acreditam mais em nada", comentou a aposentada Ilisabete Moreno da Cunha.

"Sinto muita saudade da minha infância e do tempo em que eu estudava quando vejo uma coisa dessas. No meu tempo a escola era bem rígida e a gente enfrentava muitas dificuldades para estudar. Tinha que andar uma distância longa para chegar à escola e de chinelinho no pé", contou a empregada doméstica Helena Alves, vó de Miguel Felipe, 5, aluno do CMEI do Vista Bela. "Quando vi as crianças saindo em desfile, me deu até vontade de chorar. É importante lembrar dessa data e aproveitar para pedir a Deus um país melhor", acrescentou.

Pedagoga da Biblioteca Solidária, Patrícia Metzger Ramos acompanhou as 32 crianças do projeto e disse que o desfile é apenas uma parte das atividades desenvolvidas na Semana da Pátria. "Trabalhamos com eles todas as datas comemorativas porque acreditamos que eles devem conhecer a história e valorizar o nosso País. Eles também aprendem que são cidadãos e que têm direitos e deveres", disse a pedagoga.
Para que todos os alunos do CMEI pudessem participar do desfile cívico, às 15 horas, um outro desfile foi realizado e também contou com os alunos do projeto de judô e da Biblioteca Solidária.



LESTE-OESTE
Para comemorar os 195 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura de Londrina promove nesta quinta-feira (7), a partir das 9 horas, o tradicional Desfile Cívico-Militar, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste). O evento dever terminar às 11h30. A solenidade cívica começa com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina.
Segundo a organizadora do evento, Carla Cordeiro, da Secretaria Municipal de Educação, a expectativa é que cerca de 12 mil pessoas compareçam para assistir ao desfile e 4.500 participem desfilando. "A expectativa é grande, porque é um instante em que se reúnem a comunidade e a família, para lembrar o momento histórico da Proclamação da Independência do Brasil. Além disso, estimula em todos o sentimento de amor e respeito ao País em que vivemos e aos símbolos nacionais como o hino e a bandeira e os valores do cidadão", explicou.
Simoni Saris
Reportagem Local
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO
CONSCIENTIZAÇÃO

Setembro Verde destaca importância da doação de órgãos

Campanha deste ano enfatiza a necessidade de manifestar em vida a vontade de ser doador

DIA ENSOLARADO

Desfile cívico militar de Apucarana recebe público de 30 mil pessoas

Evento teve como ponto alto a participação do 30º Bimec, com seus blindados e tropas

O dia da minha amiga

"A independência e a morte são a nossa certidão de nascimento"

195 ANOS DA INDEPENDÊNCIA

Desfile de 7 de Setembro reúne mais de 10 mil pessoas em Londrina

Segundo a organizadora do evento, Carla Cordeiro, cerca de 4,8 mil pessoas desfilaram na Avenida Leste-Oeste; saiba mais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados
HOSPEDADO POR
Hospedado por Mandic