Umuarama - A Diocese de Umuarama (Noroeste) organiza a Grande Vigília pela Criação e Refugiados Climáticos, a ser realizada no dia 6 de maio, a partir das 21h30, na Catedral do Divino Espírito Santo. "A vigília deve reunir milhares de fiéis de várias cidades da região em preces pelas pessoas afetadas pelas mudanças climáticas no Brasil, na América Latina e em todo o mundo", explica Reginaldo Urbano Argentino, coordenador de Desinvestimento da 350.org Brasil e presidente da Cáritas Paraná, responsável pela organização da vigília na Diocese de Umuarama.

A cada ano, aproximadamente 21 milhões de pessoas no planeta são obrigadas a deixar sua terra natal em busca de condições mínimas de sobrevivência. O agravamento do aquecimento global devido aumento das emissões dos gases de efeito estufa está intensificando as mudanças climáticas, que provocam secas severas ou chuvas torrenciais, o aumento do nível do mar e fenômenos radicais do clima. "Sem água e condições para produzir alimentos, nossos irmãos e irmãs migram para outros países em busca de dignidade. Estes são os refugiados climáticos que precisam do nosso apoio e oração", completa Reginaldo.

Segundo o presidente da Cáritas, toda a comunidade, católica ou não, está sendo convidada para se juntar nessa ação. "Juntos, podemos mostrar aos governantes que é possível combater as mudanças climáticas que impactam as populações mais vulneráveis e impossibilitam a existência da vida no planeta". Além dos momentos de oração e reflexão, a programação prevê diversas atividades culturais e lúdicas.