Londrina - Restos de venenos agrícolas vencidos e até proibidos há mais de uma década foram retirados ontem da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Apertados, em Arapongas (Norte do Estado). A operação foi coordenada pela força-tarefa criada para atacar a poluição que ameaça matar o manancial que fornece água para uma população de 100 mil pessoas.
O trabalho de coleta começou logo pela manhã. Um caminhão a serviço da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), partiu logo pela manhã com duas equipes para fazer a captação de restos de agrotóxicos em 27 diferentes propriedades, cujos donos haviam se auto-denunciado para escapar de punições futuras.
Paramentados com equipamentos de proteção, os técnicos recolheram todo tipo de veneno - líquido e sólido. O técnico da Emater, Francisco Luiz Moretto, explicou que o trabalho era mais preventivo do que curativo porque visou evitar que as substâncias fossem lançadas no solo ou em algum pequeno curso de água que compõe a bacia.
A expectativa é recolher mais de 100 barricas de 20 litros com restos de agrotóxicos entre ontem e hoje. Depois, tudo será levado para incineração no Rio de Janeiro.