Londrina - O choque entre duas massas de ar provocou uma série de rajadas de vento ontem em todo o território paranaense. Estragos foram registrados principalmente na região Sul e Sudoeste do Estado, afetando diretamente mais de 2 mil pessoas.
Na Hidrelétrica de Salto Caxias, entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu (Sudoeste), as rajadas de vento alcançaram 86 km/h, índice mais alto registrado pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Na Zona Rural de Mangueirinha, na região Sul, dois mil imóveis foram afetados. O barracão de uma cooperativa de feijão caiu com a força do vento. No município de Saudade do Iguaçu (Sul), cerca de 100 imóveis ficaram danificados.
''Esse fenômeno ocorre devido à frente fria que choca com um sistema contrastante, de alta temperatura. Isso provoca uma diferença de pressão e faz com que ocorram rajadas de vento'', explicou o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar.
A Defesa Civil do Paraná também registrou quedas de árvores e de fiações elétricas. No entanto, não houve registro de feridos. ''A orientação, em linhas gerais, é ter cuidado e observar se não há fiações derrubadas. Esses registros devem ser comunicados com urgência aos órgãos de segurança competentes'', esclareceu o cabo da Defesa Civil do Paraná, Rogério Rames.
Em Londrina, os ventos chegaram a 73 km/h. O Corpo de Bombeiros registrou queda de dez árvores. Na Vila Santa Madalena (Zona Oeste), o muro de uma casa caiu sobre o telhado da vizinha, atingindo três cômodos. ''Foi um susto muito grande, mas graças a Deus ninguém se machucou'', disse a dona da casa, Aline Celestino da Silva. A Defesa Civil Municipal não precisou socorrer ninguém.
Chuva
A massa de ar frio que se desloca sobre a região Sul é responsável pela chegada da chuva ao Paraná. Foram quase dois meses sem precipitações expressivas no Estado, neste que foi considerado o inverno mais seco dos últimos dez anos.
O Simepar registrou chuva ontem em todas as regiões do Estado. O Sudoeste foi a área com índices mais significativos. Em Francisco Beltrão choveu mais de 37 milímetros (mm) até às 15 horas. Em Londrina, 3,7 mm. ''A previsão é que ocorram pancadas de chuva até amanhã em todo o Estado'', afirmou o meteorologista Paulo Barbieri.
Os temporais podem ser associados com rajadas de vento e descargas elétricas. Barbieri adiantou que deve haver estabilidade climática durante o final de semana e a previsão é que na primavera voltem as chuvas.