Municípios consorciados encaminham os resíduos ao aterro de Paranavaí e pagam pela destinação
Municípios consorciados encaminham os resíduos ao aterro de Paranavaí e pagam pela destinação | Foto: Marcelo Zavan/Divulgação



Paranavaí - Um convênio entre a Prefeitura de Paranavaí e outras seis cidades da região da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná) permite que os resíduos sólidos dos municípios vizinhos sejam encaminhados para o aterro sanitário de Paranavaí. Em 2016, essa utilização compartilhada do aterro rendeu mais de R$ 350 mil para o município.
Para que uma cidade possa utilizar o aterro sanitário é necessário cumprir alguns requisitos, como a cidade ser conveniada ao Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica) e se comprometer em fazer a coleta de lixo seletiva para evitar que algum material reciclável esteja no meio do lixo comum. Cada município encaminha os resíduos até o aterro, e depois de pesados, as prefeituras recebem os boletos ao fim do mês para o pagamento.
Passando pela construção de uma nova célula para descarte de lixo e resíduos, o aterro deve ter um novo espaço com duração de até cinco anos. "Essa parceria é muito importante para Paranavaí, pois torna o aterro autossustentável. Os pequenos municípios têm onde destinar o lixo, mas pagam por isso. Assim, conseguimos descartar o lixo de maneira correta e contribuir com a conservação do meio ambiente", disse o prefeito de Paranavaí e presidente do Cica, Delegado KIQ.
Os municípios consorciados são: Tamboara, Mirador, São Carlos do Ivaí, Alto Paraná, Presidente Castelo Branco e Nova Aliança do Ivaí.