Os movimentos do corpo já não respondem como antes. Os filhos seguiram seu caminho, a aposentadoria ampliou o tempo livre e reduziu o convívio com amigos. Preencher o vazio que pode surgir na vida das pessoas que chegam à terceira idade é o objetivo da Unati (Universidade Aberta para a Terceira Idade), programa desenvolvido no Paraná por várias universidades estaduais, com centenas de participantes.

As universidades da terceira idade existem em universidades em 154 instituições do País. No Paraná, o programa Unati é desenvolvido na Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná) nos campus Irati e Santa Cruz, em Guarapuava; na UEM (Universidade Estadual de Maringá) e na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

O objetivo é dar aos idosos oportunidade de refletir sobre a sua realidade e de melhorar a qualidade de vida, por meio da interação com a comunidade acadêmica e da participação em atividades físicas e oficinas.

De acordo com Censo 2010 do IBGE, a população idosa do Paraná é de 1.170.955 pessoas. Destes, 44,3% são homens e 55,7% mulheres, A maioria (84,1%) reside em centros urbanos e 15,9% em zonas rurais.

No País, a população com 60 anos ou mais aumentou em 697 mil pessoas entre 2008 e 2009. A região Sul é, ao lado da Sudeste, a que tem a maior proporção de grupos etários de 60 anos ou mais (12,7% do total da população)