Obras reúnem depoimentos de pessoas que ajudaram a construir a história dos campi de Londrina e Apucarana
Obras reúnem depoimentos de pessoas que ajudaram a construir a história dos campi de Londrina e Apucarana | Foto: Divulgação



Grandes polos educacionais da região Norte do Estado, os campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Apucarana (Centro-Norte) e Londrina completam dez anos em 2017. Para enaltecer a data, um livro, contando a história da instituição nas cidades e das pessoas que ajudaram em sua formação, foi escrito pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), que iniciou e articulou politicamente a instalação das duas unidades, junto com uma equipe de jornalistas.

Com o título "Do Sonho à Realidade", o livro é apresentado em dois volumes. Os lançamentos acontecerão na próxima segunda-feira (22) no campus da UTFPR. O primeiro, às 9h30, em Apucarana, e o segundo, às 17h30, em Londrina. Foram 12 meses dedicados aos livros. Eles serão distribuídos para as bibliotecas das universidades e da região. As obras também serão comercializadas e a renda será revertida para entidades assistenciais, definidas pela UTFPR.

Segundo Canziani, as obras reúnem depoimentos e informações relativas às universidades e ao seu papel acadêmico, cultural e econômico dentro da sociedade. "Foram feitas inúmeras entrevistas para saber o sentimento das pessoas que estudaram e estudam, funcionários e reitores. Ficou muito interessante. É um registro importante para a universidade e para as cidades", destacou.

A ideia de escrever os títulos também surgiu como forma de valorizar os benefícios trazidos pela construção dos campi em Londrina e Apucarana. "Se pegarmos o que tínhamos de oferta de educação superior nos últimos dez anos, a região ganhou muito. Além dos campi de Londrina e Apucarana, tem a universidade em Jandaia do Sul, vários novos cursos para Cornélio Procópio, e o Instituto Federal em Londrina. Houve um grande crescimento a partir da UTFPR", elencou o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional.

Para o futuro, ele espera poder contar mais capítulos de sucesso da UTFPR na região e no Estado. "A partir de agora teremos ainda mais cursos e oportunidades. Será oferecido doutorado e isso prova a importância da instituição para o desenvolvimento da região. Esperamos cada vez mais que os dois campus da universidade sejam fator de desenvolvimento e crescimento."