VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cidades
19/05/2017

Uma década de UTFPR em livros

Obras reúnem depoimentos de pessoas que ajudaram a construir a história dos campi de Londrina e Apucarana

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Divulgação
Divulgação - Obras reúnem depoimentos de pessoas que ajudaram a construir a história dos campi de Londrina e Apucarana
Obras reúnem depoimentos de pessoas que ajudaram a construir a história dos campi de Londrina e Apucarana


Grandes polos educacionais da região Norte do Estado, os campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Apucarana (Centro-Norte) e Londrina completam dez anos em 2017. Para enaltecer a data, um livro, contando a história da instituição nas cidades e das pessoas que ajudaram em sua formação, foi escrito pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), que iniciou e articulou politicamente a instalação das duas unidades, junto com uma equipe de jornalistas.
PUBLICIDADE

Com o título "Do Sonho à Realidade", o livro é apresentado em dois volumes. Os lançamentos acontecerão na próxima segunda-feira (22) no campus da UTFPR. O primeiro, às 9h30, em Apucarana, e o segundo, às 17h30, em Londrina. Foram 12 meses dedicados aos livros. Eles serão distribuídos para as bibliotecas das universidades e da região. As obras também serão comercializadas e a renda será revertida para entidades assistenciais, definidas pela UTFPR.

Segundo Canziani, as obras reúnem depoimentos e informações relativas às universidades e ao seu papel acadêmico, cultural e econômico dentro da sociedade. "Foram feitas inúmeras entrevistas para saber o sentimento das pessoas que estudaram e estudam, funcionários e reitores. Ficou muito interessante. É um registro importante para a universidade e para as cidades", destacou.

A ideia de escrever os títulos também surgiu como forma de valorizar os benefícios trazidos pela construção dos campi em Londrina e Apucarana. "Se pegarmos o que tínhamos de oferta de educação superior nos últimos dez anos, a região ganhou muito. Além dos campi de Londrina e Apucarana, tem a universidade em Jandaia do Sul, vários novos cursos para Cornélio Procópio, e o Instituto Federal em Londrina. Houve um grande crescimento a partir da UTFPR", elencou o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional.

Para o futuro, ele espera poder contar mais capítulos de sucesso da UTFPR na região e no Estado. "A partir de agora teremos ainda mais cursos e oportunidades. Será oferecido doutorado e isso prova a importância da instituição para o desenvolvimento da região. Esperamos cada vez mais que os dois campus da universidade sejam fator de desenvolvimento e crescimento."
Pedro Marconi
Reportagem Local
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

Praça de atendimento da prefeitura está fechada

Unidade da Fazenda não funcionará nesta sexta por causa da reforma no prédio; obras no setor térreo devem ser concluídas em 60 dias

Cadeia para Lula, Dilma, Aécio... e Temer!

O Brasil está numa encruzilhada de vida ou morte: é preciso escolher entre a Lava Jato ou a Venezuela

Inclusão com música e teatro

Encontro cultural realizado em Ibiporã marca o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

ESTRUTURANDO CURSOS

Psicólogos discutem diretrizes para a ampliação da rede de psicologia ligada à Redesastre

A intenção da sub rede é ser um suporte especializado no amparo social de pessoas em situação de vulnerabilidade e de vítimas de desastres.

ALERTA

Campanha alerta para acidentes com energia elétrica

Semana de Segurança da Copel tem início na segunda-feira, com visitas a escolas e canteiros de obras

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados
HOSPEDADO POR
Hospedado por Mandic