Mandaguari - O campus avançado de Jandaia do Sul (Noroeste) da Universidade Federal do Paraná inaugurou no início de outubro o Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo. A unidade, instalada na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras no município de Mandaguari, é composta por seis laboratórios nas áreas de Tecnologia em Alimentos para Humanos, Tecnologia em Alimentos para Animais, Simulação e Sistemas de Produção, Botânica, Física dos Solos e Microbiologia..

O Cite é resultado de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Mandaguari e a UFPR. Criado para atender a demanda por um espaço para professores e alunos desenvolverem projetos, pesquisas e trabalhos, o centro vai atender todos os cursos oferecidos pelo campus, principalmente os relacionados à Engenharia.

José Eduardo Padilha de Sousa, vice-diretor do campus e autor da iniciativa do Cite, destaca que o local foi também pensado para atender as necessidades das empresas da região: "É necessário que haja interesse tecnológico do setor empresarial e da comunidade. Pensamos em atender a demanda agroindustrial da região. A intenção é transferir tecnologia e passar para frente o conhecimento."

De acordo com o diretor de Apoio aos campi avançados da UFPR, Helton José Alves, o objetivo do Cite é devolver para a sociedade o investimento que foi feito em ensino, pesquisa e extensão. "Vamos trabalhar diariamente para que professores e alunos possam desenvolver tecnologia aqui", disse. Durante a inauguração, a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz lembrou que o centro vai reforçar a posição de destaque na UFPR no campo da inovação.