Curitiba - Nos dias 7 e 8 de dezembro, 15.809 estudantes têm a missão de completar as provas de vestibular da Universidade Federal do Paraná. Com o resultado da primeira fase, divulgado ontem, apenas um terço dos inscritos estarão habilitados a concorrer a uma vaga na instituição.
Dos 43.509 candidatos inscritos no processo seletivo, 40.419 compareceram às provas da primeira fase, no dia 16 de novembro. A lista de aprovados contemplou 8.196 homens e 7.613 mulheres. Apenas 615 são treineiros.
Para a segunda fase, o primeiro dia será dedicado à prova de compreensão e produção de textos, comum a todos os cursos. No dia seguinte, apenas fazem o exame os estudantes inscritos em cursos que têm provas específicas, que variam conforme o curso escolhido pelo estudante. Alguns cursos não têm provas específicas.
Os candidatos dos cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo e Música fazem no dia 8 as provas de habilidade. Os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial terão ainda uma terceira fase, que se estenderá durante todo o primeiro semestre de 2009.
A partir de quarta-feira, os candidatos aprovados devem acessar o site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br) para descobrir os novos locais de prova e imprimir o comprovante de ensalamento.