Maringá - As inscrições para o 17º Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná poderão ser realizadas de 30 de junho a 31 de julho. Esta edição é organizada pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), com apoio da Cuia (Comissão Universidade para os Índios). É a terceira vez que a UEM responde pela realização do concurso, que a cada edição tem uma instituição pública do estado à frente do processo seletivo.

No total, há a oferta de 52 vagas, das quais 42 são destinadas pelas universidades estaduais aos integrantes das comunidades indígenas localizadas no Estado. As dez vagas restantes são ofertadas pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) para indígenas de todo o território brasileiro. Todas as vagas são suplementares, ou seja, não são retiradas daquelas regulares oferecidas nos cursos de graduação das universidades envolvidas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site http://www.vestibular.uem.br/indigena/ . O candidato deverá encaminhar a ficha de inscrição, questionário socioeducacional, carta de recomendação e autodeclaração e os demais documentos exigidos para a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU/UEM), com envio via Sedex e postagem até o último dia de inscrição.

As provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de outubro, no município de Pinhão. O primeiro dia é reservado para a prova oral de língua portuguesa. No segundo dia, os candidatos respondem às questões de língua portuguesa, língua estrangeira moderna ou língua indígena, biologia, física, geografia, história, matemática e química, além da redação. O resultado do concurso será publicado no dia 30 de novembro.