Imagem ilustrativa da imagem UEL se prepara para a 2ª fase do vestibular
| Foto: Ricardo Chicarelli



A UEL (Universidade Estadual de Londrina) realiza nos próximos dias 3, 4 e 5 de dezembro (domingo, segunda e terça-feira) a 2ª Fase do Vestibular 2018 para 8.421 candidatos aprovados durante a 1ª Fase, realizada no último dia 29 de setembro. Este ano a Universidade oferta 2.482 vagas em 53 cursos de graduação, sendo que outras 598 são oferecidas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O Cartão de Inscrição do Candidato está disponível no site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos).

As provas serão aplicadas no Campus Universitário da UEL, Colégio Estadual Vicente Rijo e no IEEL (Instituto de Educação Estadual de Londrina). Além disso, 24 candidatos apenados fazem prova na PEL I (Penitenciária Estadual de Londrina) e mais 10 na PEL II. Outros 10 candidatos em regime semi-aberto fazem prova no Creslon (Centro de Reintegração Social de Londrina).

A 2ª fase começa no domingo (3), a partir das 14 horas, com Provas de Línguas e Literaturas (Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação). No dia 4 de dezembro, a UEL aplica a Prova de Conhecimentos Específicos, das 14 às 18 horas. Os candidatos respondem às questões discursivas distribuídas entre três das seguintes disciplinas: Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa/Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

No dia seguinte, 5 de dezembro, das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas, serão aplicadas as Provas de Habilidades Específicas (PHE) para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. As instruções, como os materiais necessários, estão no Manual do Candidato.

Segundo Cristiane Medina, coordenadora da Cops, o candidato deve vir preparado para fazer interpretação de textos. "As questões são sempre interligadas. Para as provas de Português e Língua Estrangeira, por exemplo, não adianta ter apenas o conteúdo decorado, o candidato precisa saber ler, interpretar e compreender o que está sendo pedido", exemplifica.

Documentação e Horários

O cartão de inscrição do candidato está disponível na página da Cops. O documento indica ao candidato o local de aplicação da prova, horário de início, curso e turno, e número de inscrição. Cristiane Medina alerta que o candidato deve chegar ao local de prova munido de documento oficial com foto, dentro do prazo de validade. Ela reforça ainda que em caso de perda ou roubo do documento, o candidato precisa fazer um boletim de ocorrência e apresentar junto ao Plantão da Cops, que vai funcionar no domingo (3) e na segunda (4), das 8h30 às 11h30, na Cops - próximo à Reitoria no Campus. O plantão vai emitir um documento de identificação complementar.

Segundo Medina, são 7,5 mil candidatos que farão a prova na UEL e, por isso, a orientação é que os candidatos cheguem com antecedência. Para a segunda-feira, de acordo com ela, é preciso atenção, porque "é dia normal de comércio". "Os candidatos que vão aos locais de prova e as pessoas que passam pelo Campus para ir a Londrina (como os moradores de Cambé) devem estar atentos ao trânsito no horário de chegada dos vestibulandos (entre 12h30min-13h00min)", lembra a coordenadora.

1ª fase

Apesar de algumas reclamações sobre a dificuldade da prova, como cartas na parte de opinião do leitor da FOLHA e posts na internet, Medina disse que foram "poucos os que reclamaram" e que "são quase sempre os mesmos professores que elaboram as provas, com a mudança de um ou outro", logo, elas têm o mesmo grau de dificuldade. Ela completa dizendo que a "prova foi mais interpretativa" e que não houve nenhuma questão anulada - apesar de vários recursos terem sido interpelados com "o mesmo texto". "Algum professor deve ter lido a questão e interpretado de maneira equivocada e, então, orientado que os candidatos a questionassem", supõe a coordenadora.

Aulas na UEL

Em virtude da realização da 2ª fase do Vestibular da UEL, as atividades acadêmicas e administrativas no Campus Universitário sofrerão alteração na segunda-feira (4), ficando interrompidas entre às 11h30 e 14h30. Nos centros onde serão aplicadas as provas (CCA, CCE, CTU, CCB, CESA, CCH, CECA e CEFE) as atividades serão interrompidas durante todo o dia. O RU (Restaurante Universitário) da UEL também não vai funcionar na segunda-feira.

Já na terça-feira (5), dia das Provas de Habilidades Específicas, ficarão interrompidas as atividades apenas no CECA, CTU e CESA.

Cursinho da UEL

216 estudantes de um total de 450 matriculados no CEPV (Curso Especial Pré-Vestibular) da UEL foram aprovados na 1ª fase do Vestibular da Universidade. Segundo a coordenadora geral do CEPV, Rita de Cássia Rodrigues, a expectativa é de que os estudantes consigam manter a média de aprovação dos últimos anos, quando 35% do total de inscritos conseguiram chegar ao objetivo final e conquistaram uma vaga no ensino superior. Ela observa ainda que os estudantes conseguiram aprovação inclusive em cursos disputados como Medicina, Biomedicina, Psicologia, Odontologia, Medicina Veterinária, entre outros.

O Cursinho Pré-vestibular da UEL é direcionado aos jovens que tenham concluído o Ensino Médio, sem condições financeiras para custear os estudos na particular. Os candidatos passam por processo de seleção incluindo análise socioeconômica. As aulas são ministradas por alunos dos cursos de graduação da UEL, nos períodos vespertino e noturno, das 14 às 18 horas, ou das 19 às 23 horas, de segunda-feira à sexta-feira e aos sábados no período da manhã.