Estudantes de instituições públicas têm prioridade na concorrência
Estudantes de instituições públicas têm prioridade na concorrência | Foto: Gustavo Carneiro/05-06-2017



A UEL (Universidade Estadual de Londrina) abriu as inscrições para o Processo de Transferência Externa 2018. Os candidatos às 481 vagas em 34 cursos de graduação têm até as 23 horas do dia 20 de novembro para requisitarem a transferência. As inscrições são feitas apenas pela internet, no endereço eletrônico www.cops.uel.br, e o valor da taxa é de R$ 118.

Os interessados na transferência irão participar de um processo seletivo, com provas de conhecimentos específicos e habilidade específica, de acordo com a exigência de cada curso. As provas acontecem no dia 21 de janeiro de 2018 e a lista dos classificados será publicada em 16 de fevereiro. O edital completo do processo de transferência e a listagem das vagas disponíveis podem ser consultados também no endereço www.cops.uel.br.

A maioria das vagas é para o terceiro ano em cursos noturnos e vespertinos e a projeção é feita pela Prograd (Pró-reitoria de Graduação). "As vagas que estão sobrando são as projetadas para o próximo ano e essas vagas surgem porque as pessoas desistiram, cancelaram a matrícula ou foram reprovadas. A universidade é pública e não podemos deixar sobrar vagas", explicou o pró-reitor de Graduação em exercício, Adriano Luiz da Costa Farinasso.

"A universidade é pública e não podemos deixar sobrar vagas", explicou o pró-reitor de Graduação em exercício, Adriano Luiz da Costa Farinasso
"A universidade é pública e não podemos deixar sobrar vagas", explicou o pró-reitor de Graduação em exercício, Adriano Luiz da Costa Farinasso | Foto: Saulo Ohara



Segundo ele, os cursos que têm mais vagas acumuladas são aqueles nos quais a procura no vestibular já é menor e não fecham totalmente as vagas ainda no primeiro ano. É o caso, por exemplo, de pedagogia, que disponibiliza 80 vagas a cada vestibular e no processo de transferência oferta 30 vagas para o quarto ano no curso matutino. "Essas vagas provavelmente são retenção e vão ficando acumuladas nas séries anteriores", disse Farinasso.

Para 2018, serão cem vagas menos que o ofertado pela UEL em 2017, quando foram 581. Em 2016, havia 301 vagas disponíveis. "É importante que os estudantes tentem o processo seletivo. Muitos têm interesse na transferência, mas nem participam da seleção porque acham que é difícil", destacou o pró-reitor em exercício.

Conforme o edital, têm prioridade na concorrência estudantes de universidades públicas, seguidos por alunos de instituições particulares e, por último, oriundos de universidades estrangeiras. Os estudantes têm que estar fazendo um curso análogo em outra instituição de ensino e a disputa é pelo ano equivalente. Quem concorre a uma vaga no terceiro ano, por exemplo, tem que concluir o segundo ano em 2017.

Clique e confira a lista completa:

Imagem ilustrativa da imagem UEL abre inscrições para transferência