A UEL nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Mestrado Profissional em Letras (Profletras) que será oferecido com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender exclusivamente a professores de Ensino Fundamental da rede pública, portadores de curso superior em Letras.

As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas até 20 de maio por meio do endereço http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/201301/informacoes.php. . Com mais esta pós-graduação Stricto Sensu, a UEL passa a oferecer 43 mestrados acadêmicos e profissionais.

O Profletras é uma iniciativa do Governo Federal para melhorar a formação escolar e consequentemente a escola pública. Ao todo 40 universidades brasileiras estarão envolvidas nesta iniciativa que busca atender a rede pública de ensino.

O lançamento oficial do programa foi na última quarta-feira (17), na sede da Capes, em Brasília (DF). A UEL esteve representada na solenidade pela diretora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Antonia Celligoi e pelo coordenador local do programa, professor Paulo Roberto Almeida.

O curso será semipresencial, com aulas as segundas e terças-feiras, sempre a partir das 8 horas, no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), no Campus da UEL. Ao todo serão oferecidas 25 vagas. Os candidatos deverão passar por seleção, que será realizada no dia 16 de junho, com prazo de 24 meses para conclusão. Os aprovados terão direito a bolsas Capes, no valor de R$ 1,8 mil/mês. As aulas estão previstas para terem início em agosto deste ano.

"O foco é tentar melhorar a defasagem existente na formação do professor", avalia o coordenador do curso. Segundo ele, não há como ter alunos que interpretem textos e falem corretamente o português sem um professor com consistência, atualizado e motivado. Dessa forma o Profletras busca atender a demanda da educação brasileira.

Ainda de acordo com o coordenador, o mestrado profissional privilegia a capacitação do professor, sem abrir mão do caráter da investigação e da pesquisa. Segundo o Ministério da Educação, o Profletras tem entre suas metas oferecer ferramentas para que os professores da rede pública possam elaborar material didático inovador, utilizando inclusive recursos tecnológicos. Outra meta é proporcionar condições para que os docentes da rede pública possam indicar meios adequados para trabalhar os vários gêneros discursivos. Dessa forma a área de concentração e as linhas de pesquisa serão ligadas ao tema Linguagens e Letramentos.