A EJA é uma modalidade de ensino destinada a educar jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. Em Londrina, são sete EJAs promovidas pelo município, que funcionam em escolas distribuídas nas regiões Leste, Oeste, Sul, Norte e Centro, além de dois centros estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceebjas) e um polo de ensino de Curitiba, autorizado pela Secretaria de Educação.
Segundo a coordenadora de documentação do Núcleo Regional de Educação (NRE), Karime Melo, os interessados devem procurar as unidades mais próximas, pois as matrículas acontecem conforme a formação de turmas, que podem ser iniciadas em qualquer época do ano.
No Ceebja Herbert de Souza, que fica no Jardim Presidente (zona oeste), são mais de 500 alunos nos períodos vespertino e noturno. As turmas são formadas por disciplina, mas de acordo com a diretora Vilma Maria Rondon Foganholi, há também a modalidade individual, em que o aluno é beneficiado com uma flexibilidade nos dias de aulas.
A idade de acesso ao Ensino Médio é 18 anos e o curso tem duração aproximada de 2 anos e meio, mas a carga horária é definida de acordo com o histórico escolar de cada aluno. As disciplinas são organizadas, possibilitando ao aluno matricular-se em até quatro de cada vez. (M.O.)

Serviço:
Mais informações no Núcleo Regional de Educação, que fica na Avenida Maringá, 290, no Jardim Dom Bosco, ou pelo fone (43) 3371-1346. A lista das escolas que têm a modalidade pode ser conferida no site www.nre.seed.pr.gov.br.