São Paulo - A 15 Parada do Orgulho GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) de São Paulo começou oficialmente por volta das 13h30 de ontem e a expectativa da organização é de que 3 milhões de pessoas tenham participado. A parada começou com uma valsa em frente ao Masp para comemorar os 15 anos do evento.
A chuva que caiu sobre a Avenida Paulista por cerca de 20 minutos no início da tarde não desanimou o público presente. Os trios elétricos começaram a tocar logo em seguida à abertura.
A senadora Marta Suplicy (PT-SP), o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), a cantora e atriz Preta Gil e a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, fizeram discursos contra a homofobia e cortejaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer as uniões homoafetivas como entidades familiares. Até um grupo de punks e skinheads, chamado de ação anti-facista, participou com faixa dizendo ''punks e skinheads contra a homofobia''.
O evento transcorreu perto da normalidade para o porte que teve. No 4º DP, da Consolação, uma estimativa parcial deu conta de menos de 20 furtos e roubos na região da Parada. Já o 3º DP, na Santa Ifigênia, registrou apenas dois ou três furtos de celular e documentos. (Com Folhapress)