Imagem ilustrativa da imagem TRANSPORTE URBANO - Ciclovia da Saul Elkind precisará de nova licitação



A presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Ignês Dequech, explica que será preciso abrir outro processo licitatório para a construção dos seis quilômetros de ciclovia da Avenida Saul Elkind (zona norte). "A vencedora da licitação da Avenida Saul Elkind quebrou e encerrou atividades e teremos que licitar novamente."
Ignês também ressaltou que em breve devem ser executados outros 12 km de ciclovias que, com a implantação do SuperBus , estarão interligadas ao sistema de transporte coletivo. "Esses 12 km estão na fase de licitação na prefeitura, mas esses processos são demorados. Atualmente está na fase de levantamento de custos e não ficarão prontos até dezembro", expõe. Entre as vias que serão contempladas nesse planejamento estão as avenidas Duque de Caxias, Francisco Gabriel Arruda, Higienópolis, Leste –Oeste, Lucia Helena Vianna, Rio Branco, Tiradentes e Winston Chirchill.
Para este ano, a presidente do Ippul ressalta que será concluído o restante da sinalização das ruas Santos, Paranaguá e Aminthas de Barros, além da sinalização da faixa da Leste-Oeste. Os loteamentos novos também deverão implantar ciclovias em todas as avenidas estruturais.
Ignês ressalta que a pesquisa realizada em 2006 sobre o assunto foi atualizada em 2013 e prevê um plano cicloviário de cerca de 300 km de extensão. "As obras realizadas agora talvez não sejam compreendidas pela população da maneira como estão porque ainda estão seccionadas, mas existe um planejamento que vai criar conectividade quando a rede estiver concluída", afirma.
Segundo ela, nem sempre as vias prioritárias são as beneficiadas inicialmente, porque o Ippul não quer cometer o mesmo erro que em São Paulo, onde foram criadas ciclofaixas em vias esburacadas ou mesmo sem rampas de acesso nos cruzamentos. Ignês destaca que a lógica a ser seguida é a construir ciclovias e ciclofaixas para gerar a demanda e não o contrário, para atrair pessoas para esse modal de transporte, como aconteceu em Amsterdã.
A presidente do Instituto fala também da possibilidade de parceria com empresas privadas para que se implante uma rede de bicicletas de aluguel, como já acontece em outras cidades, e também de utilizar a calçada como ciclovia. "Se a calçada tiver a largura de no mínimo 5,5 metros, há essa possibilidade. Uma delas será implantada na Cidade Industrial de Londrina (Cilon), que está sendo conduzida pela Codel", explica.
Sobre a inclusão de ciclovias em outras vias, ela afirma que todo e qualquer plano pode se modificar conforme a cidade for crescendo. "Quem quiser sugerir a inclusão de novas vias para a Rede Cicloviaria, pode fazer isso no próprio Ippul, que os técnicos avaliarão a possibilidade dela ser incluída no planejamento", apontou.

SERVIÇO
Mais informações no http://ippul.londrina.pr.gov.br/