Imagem ilustrativa da imagem Temporal faz Londrina bater média histórica de chuva para outubro
| Foto: Gustavo Carneiro



O temporal que atingiu Londrina entre o final da tarde e a noite da última segunda-feira (24) fez a cidade bater a média histórica para outubro faltando sete dias para o fim do mês. Segundo informa o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a precipitação acumulada ontem foi de 25 milímetros. Com isso, Londrina chegou a 151.2 mm, superando a média (145 mm) em aproximadamente 6 mm. Até as 8h desta terça (25) já haviam sido registrados mais 8 mm.

Londrina ainda está longe de bater o recorde para o mês desde que o Simepar instalou uma estação na cidade. Em 2011, o acumulado de outubro foi de 280,2 mm, quase o dobro da média calculada desde o início do monitoramento, em 1997.

O temporal de ontem também trouxe rajadas de vento. A mais forte dela, que por volta das 18h atingiu 43,92 km/h, destelhou pelo menos oito casas do Jardim Europa, em Bela Vista do Paraíso (Região Metropolitana de Londrina). A Defesa Civil da cidade também registrou duas quedas de árvore. Apesar dos transtornos, ninguém se feriu.

Ainda segundo o Simepar, a previsão para esta terça (25) é de mais um dia de tempo instável no Paraná. Áreas de chuva que se deslocam das regiões Oeste e Noroeste provocam chuva já pela manhã em grande parte do estado. As chuvas mais fortes devem ser registradas no período de maior aquecimento, à tarde. A previsão para Londrina é de pancadas isoladas com trovoadas ao longo de todo o dia.

Apesar da chuva, as temperaturas seguem altas, com mínima de 18ºC e máxima de 30ºC. Para quarta (26) são esperadas pancadas de chuva mais intensas e constantes. A mínima deve ficar próxima da casa dos 19ºC e a máxima também não deve passar dos 30ºC.

A partir de quinta (27), a chuva deve dar uma trégua e o tempo promete ficar firme até sábado. As temperaturas devem cair no decorrer da semana.