Próximo evento festivo está marcado para esta quinta-feira, no CCI Leste
Próximo evento festivo está marcado para esta quinta-feira, no CCI Leste | Foto: Walkiria Vieira



Ao abrir alas para o Carnaval 2017, os idosos que frequentam os centros de convivência do Idoso em Londrina provaram ter mais que experiência. Com pique de sobra, Maria das Graças Martins, de 65 anos, percorreu todo o espaço e, com muito riso e muita alegria, esbanjou simpatia e conhecimento de todas as letras que marcaram época e gerações. Ela participou da primeira Tarde Festiva – Marchinha de Carnaval, que aconteceu na semana passada, no CCI Oeste. A próxima edição está marcada para esta quinta-feira (23), a partir das 14 horas, no CCI Leste.
"Tem que entrar no clima de alegria e tudo isso faz bem para a autoestima", afirma Rosa Maria Galindo, de 65. "Já são vários carnavais e eu que gosto de fazer amizades e dançar não poderia perder mesmo", enfatiza. O aposentado José Souza Godoi também admite que é folião das antigas e o encontro faz bem. "Trabalhei como taxista e depois tive um comércio. A música sempre deixou o ambiente mais agradável." Morador do Jardim Interlagos, apostou em um calçado confortável para literalmente cair na folia.

OFICINAS
O clima de festa para os idosos começou bem antes da tarde festiva. Durante uma oficina de confecção de máscaras e enfeites de Carnaval, ele participaram de toda a produção da decoração do salão onde foi realizado o encontro. De acordo com a diretora de Defesa dos Direitos do Idoso, Ana Karina Anduchuka, além de trabalharem a parte cognitiva, exercitaram a coordenação fina, a transmissão de conhecimentos e a socialização. "Foi feito também um resgate histórico sobre as lembranças deles sobre o Carnaval", explicou.
No que depender do calendário de atividades dos centros de convivência, os idosos terão muito o que fazer. Ama Karina destaca oficinas, palestras e a atividade física oferecida pelas unidades. "Graças a novas parcerias, muitas novidades no que diz respeito a lazer e cultura, conforme prevê o estatuto, estão por vir", garante.

SERVIÇO:
A Tarde Festiva - Marchinhas de Carnaval acontecerá no dia 23, a partir das 14 horas, no CCI Leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz, fone 43 - 3375-0307). Não é necessário realizar inscrição prévia para participar do evento, que é aberto para qualquer pessoa com 60 anos ou mais.