Nas últimas semanas, o telefone do Batalhão de Polícia Ambiental de Londrina tocou algumas vezes com moradores da zona rural de Sertanópolis (Norte) e Sertaneja (Região Metropolitana de Londrina) e também de Faxinal (Vale do Ivaí) relatando terem visto uma onça-pintada (Panthera onca).
O animal é o maior felino das Américas e precisa de áreas extensas de mata para sobreviver. No Paraná, só há onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu (Oeste) e na área preservada de Mata Atlântica no Litoral.
Mesmo assim, diante da convicção das pessoas que ligaram, a soldado Camila Reina, porta-voz do Batalhão, afirma que não duvida. "Pode ser que realmente haja uma onça-pintada nos locais relatados. Estamos orientando os moradores para atuarem de forma preventiva e também estamos fazendo patrulhamento", explicou.
Questionado sobre a possível presença de uma onça-pintada no Norte do Paraná, o professor de Biologia da UFPR Fernando de Camargo Passos disse que é improvável, mas não é impossível. "Não podemos descartar. Mas não há ambiente capaz de sustentar uma onça-pintada no Norte do Paraná", explicou o biólogo. (W.S.)