O uso de suplementos alimentares está incorporado à rotina de muitas pessoas que praticam atividades físicas. Entretanto, ao invés de fazer bem à saúde o consumo de determinadas substâncias pode causar danos ao organismo e provocar o surgimento de doenças. O alerta é do doutor em Fisiologia Júlio Tirapegui, docente da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física, entre outros seis títulos envolvendo alimentação.
''Os suplementos são recomendados somente a pessoas que apresentam deficiência de determinados nutrientes e a atletas, que são pessoas que ganham a vida através do esporte. Os atletas de fim de semana e quem pratica atividade física até cinco vezes por semana, por aproximadamente uma hora, não precisam de suplementos'', afirma Tirapegui, que esteve recentemente em Londrina participando como palestrante do IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício.
Ele destaca que, apesar de liberar a venda de suplementos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que os produtos tenham rótulos com a mensagem ''Recomendado para Atletas''. ''Isso porque o consumo em excesso de determinadas substâncias pode trazer danos a longo prazo'', explica Tirapegui.
Segundo o docente, a ingestão de proteínas em excesso, por exemplo, pode sobrecarregar os rins. ''O aumento do consumo de proteínas é comum entre pessoas que desejam ganhar massa muscular, mas a sobrecarga causada aos rins podem comprometer o desempenho do órgão com o passar do tempo'', enfatiza.
''Qualquer tipo de suplemento deve ser usado somente por recomendação médica depois de se fazer uma avaliação nutricional'', diz o docente da USP. Ele destaca que ainda que o complemento tenha indicação médica é necessário que a pessoa deixe de fazer uso do produto durante um mês a cada período de três meses. ''Essa pausa é necessária para que o organismo faça uma lavagem interna e elimine resíduos da substância para que não haja sobrecarga nos rins'', aconselha.
De acordo com o escritor, para garantir um bom desempenho físico e manter a saúde, na maioria dos casos basta adotar uma alimentação balanceada. ''O ideal é manter uma alimentação rica em arroz, feijão, verduras, frutas e carnes magras. Deve-se evitar carnes gordurosas e alimentos industrializados, que contém conservantes e aditivos prejudiciais ao organismo'', afirma.