Os oito primeiros veículos da frota do projeto Superbus começaram a circular na semana passada, em Londrina. São seis ônibus convencionais e dois articulados que irão servir quatro linhas. Essas linhas foram escolhidas pela demanda de passageiros e também foram considerados os locais que já possuem ou poderão receber faixas exclusivas.
"A primeira fase do projeto é muito mais ampla do que o que estamos vendo", disse o assessor executivo para Projetos Estratégicos da Prefeitura, Carlos Alberto Geirinhas. Os novos ônibus, explicou ele, necessitam de pisos adequados e, para isso, a administração municipal está recalculando toda a malha que será cortada pelos seis corredores por onde irão circular a frota do Superbus. São 46 quilômetros de pavimentos que serão avaliados e recuperados.
Além disso, na primeira fase do projeto deverão ser instalados 139 pontos de ônibus, revitalização e ampliação dos terminais Ouro Verde, Vivi Xavier, Milton Gavetti e Acapulco, a duplicação da Avenida Duque de Caxias, a construção do viaduto no cruzamento das avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro, 15 km de ciclovias e adaptação da sinalização viária. "Algumas dessas obras já estão em curso, outras estão em fase de licitação do projeto. Até o final de 2018 tudo deve estar pronto", afirmou Geirinhas.
Os ônibus do Superbus são vermelhos e dispõem de vários itens que proporcionam maior segurança e conforto, como ar-condicionado, wi-fi gratuito, monitores de TV de 14 polegadas para informativos aos passageiros e motor na parte traseira, que reduz os ruídos no interior do veículo; além de serem adaptados para o transporte de pessoas com deficiência.

Popularmente chamados de ônibus-sanfona ou minhocão são veículos de transporte coletivo que carregam maior número de passageiros

Espaço destinado a pessoas que usam bicicletas como meio de transporte e que garantem maior segurança no trânsito

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional