Uma dentição saudável e bonita é sinônimo de saúde e bem-estar. A ingestão de alimentos saudáveis é muito importante para se livrar de cáries e infecções dentárias. Mas também é preciso dar atenção à gengiva e à mucosa oral.
Dados do Ministério da Saúde mostram que 89% da população entre 15 e 19 anos sofrem com cáries, problema que é reflexo do exagero em alimentos que contêm açúcar e grãos de cereais processados em suas dietas.
Os tecidos orais, como a gengiva, os dentes e os músculos, têm a mesma exigência nutricional que o restante do organismo e essa suficiência é alcançada através de uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, minerais e fibras.
Frutas em geral (principalmente a maçã), vegetais (preferencialmente crus ou cozidos no vapor), pão integral, nozes, legumes, cereais integrais e farelo, são chamados ''alimentos detergentes'' ou ''higienizadores'', consagrados por eliminar resíduos de outros alimentos que ficam aderidos à superfície dental.
Estes alimentos necessitam de um maior tempo de mastigação, o que promove uma autolimpeza pelo atrito do alimento com o dente, favorecendo a higiene bucal. Além de fornecem muitos nutrientes essenciais, como as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e ácido fólico e minerais, como magnésio e cálcio.
Gengivas saudáveis necessitam da vitamina C, que atua na formação de colágeno, componente fundamental das gengivas. Alguns chás produzem efeito antioxidante sobre os dentes, evitando assim que se oxidem pela ação de alimentos ácidos. O chá verde (Camellia sinensis) é a melhor opção.
Os alimentos que representam perigo para saúde bucal são os ácidos (bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos industrializados de frutas, sucos artificiais em pó, café, chá preto, doces e carboidratos), pois danificam o esmalte e podem induzir à queda do Ph, favorecendo a produção de ácidos pelos micro-organismos que, oriundos de suas associações, são os causadores da cárie.
Kelly Franco de Lima, nutricionista funcional (Apucarana)