A comissurite é um processo inflamatório que acomete os cantos da boca (comissura labial) conhecido popularmente como ''boqueira'', além de perleche ou queilite angular. Caracteriza-se por discreto inchaço, ardência, descamação e fissuras no local. Pode ser uni ou bilateral e ter contaminação fúngica ou bacteriana associada.
Tem vários fatores predisponentes. O mais frequente é pelo acúmulo de saliva no local, que pode ser por uso de aparelhos ortodônticos, pelo hábito de lamber o local (principalmente crianças), pelo uso de próteses dentárias mal-adaptadas e, em idosos, pela queda do lábio superior sobre o inferior no processo normal de envelhecimento.
Também pode ocorrer pela ação irritante de algum medicamento ou creme dental, pelo uso de isotretinoina oral para tratamento de acne, por deficiência nutricional e em algumas condições em que a imunidade do individuo se encontra comprometida, como diabetes mellitus, câncer, transplantes, Aids.
Quanto ao tratamento, geralmente os sinais e sintomas são rapidamente aliviados pelo uso de cremes locais que tratam a inflamação, além de combaterem fungos ou bactérias que acabam por contaminar a lesão. Mas nos casos crônicos ou recidivantes é de fundamental importância a eliminação dos fatores desencadeantes. Eliminar agentes irritantes como cremes dentais muito abrasivos, melhorar a higiene bucal, principalmente dos aparelhos ortodônticos ou proteses dentárias, adequar essas próteses com o cirurgião-dentista, tratar doença de base (como, por exemplo, controlar a glicemia em pacientes com diabetes mellitus), tratar deficiências nutritivas quando presentes e, em alguns casos, até mesmo a realização de uma cirurgia plástica para levantar os cantos da boca, evitando-se assim o acúmulo de saliva.
Aline Anizelli Borba, dermatologista (Londrina)