Os espasmos musculares são contrações involuntárias dos músculos, acompanhadas por dor localizada e restrição dos movimentos. Os espasmos podem acontecer em várias partes do corpo e, apesar de serem mais comuns em pessoas sedentárias, não poupam nem mesmo os atletas.
A causa mais comum dos espasmos musculares é a tensão emocional. Sobrecargas musculares e noites mal dormidas também podem gerar algum tipo de desconforto.
Para cada tipo de causa, há um sintoma de espasmo diferente. Contrações sem dores ao paciente na maioria dos casos é originada pelo estresse e tensão emocional. É o famoso caso do tremor da pálpebra ou nos braços, que chamamos de fasciculações. Grandes e excessivos esforços musculares causam outro tipo de espasmo, mais dolorido.
Carregar bolsas muito pesadas, por exemplo, pode provocar uma contratura permanente do músculo dos ombros, devido à sobrecarga. Ou até quem abusa na hora de fazer exercícios físicos pode sentir contrações musculares. É preciso ficar atento às sequelas. Os espasmos frequentes podem se transformar numa síndrome crônica e ocasionar uma contração permanente do músculo.
Praticar atividades físicas regulares, sem forçar muito, é a melhor forma de prevenir espasmos e até as sequelas. Alongar-se antes e após os exercícios e logo ao acordar também é uma ótima indicação para prevenir.
Ludovico Pieri Neto - ortopedista (Londrina)