A presbiopia é o nome que se dá às alterações funcionais que acontece nos nossos olhos por volta dos 42 anos de idade e que levam à dificuldade na visão de perto, ou seja, aquela necessária para leitura, realização de trabalhos manuais como tricô, crochê.
Essas alterações são percebidas gradualmente quando observamos que enxergamos melhor se estendermos os braços, afastando dos olhos aquilo que se tenta ler. Em algumas pessoas, pode se manifestar mais subitamente, o que também é considerado normal.
É um processo fisiológico, totalmente esperado. Obviamente alguns poderão iniciar os sintomas mais cedo e outros mais tarde, mas quase invariavelmente todos os perceberão. Uma ressalva é feita aos míopes, que, dependendo do grau conseguem ler bem de perto mesmo após os 40 anos, porém, para isso, precisam tirar os óculos.
O tratamento é feito através de prescrição de lentes apropriadas para cada indivíduo, considerando sua idade e ocupação, entre outros fatores. Vale dizer que a presbiopia é evolutiva, e que se tornará mais acentuada na medida em que os anos se passarem, mesmo com uso de óculos.
Infelizmente tem se tornado comum a compra de óculos prontos, vendidos nas ruas e até mesmo em alguns estabelecimentos. Essa prática é extremamente prejudicial, pois além de usar lentes que podem não ser as ideais, já que a confecção dos óculos também contempla a distância pupilar de cada indivíduo, estas pessoas perdem a oportunidade de serem avaliadas por um médico que pode identificar diversas patologias inicialmente sem sintomas, mas que podem levar até mesmo à cegueira se não descobertas a tempo.
Luiz Fernando B. Cavalieri - oftalmologista (Ibiporã)