Como evitar o efeito sanfona?
Emagrecer e engordar são verbos muito comuns para a maioria das mulheres. Para evitar as famosas estrias e os desconfortos que aparecem cada vez que se tenta usar uma roupa do fundo do armário, comer bem é o primeiro passo.
É preciso manter uma alimentação balanceada para não não sentir fome em horários inadequados e apelar para as tão desejadas ''besteirinhas'', responsáveis pelo ''efeito sanfona''.
Dividir a alimentação entre café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Além disso, respeitar o intervalo de três horas entre uma refeição e outra é necessário.
Uma boa opção é esconder os alimentos que apresentem algum ''perigo'' para a dieta como doces, bolos, tortas, biscoitos recheados, produtos industrializados e enlatados. Prefira gelatina diets, frutas e folhas verdes, biscoitos integrais ricos em fibras que, além de saciar a vontade de comer fora de hora, contribuem para o bom funcionamento do intestino.
Não se engane com dietas semanais e nem abra mão radicalmente dos alimentos naturais aos finais de semana. Não adianta comer apenas alimentos naturais e magros durante a semana e abusar de doces e gorduras aos sábados e domingos, pois são nesses deslizes que o efeito sanfona vem à tona.
A alternância do ganho e perda de peso pode ser prejudicial não só para a estética como também para a saúde. O aumento da pressão arterial, a alteração da glicose e do colesterol podem causar complicações nas articulações por conta do ganho de peso e da diminuição da massa muscular.
Não basta apenas manter uma alimentação adequada, o ideal é equilibrar as refeições e praticar exercícios físicos. Ao fugir da vida sedentária automaticamente o organismo não sofrerá o efeito sanfona.
Samantha Enande - médica nutróloga (São Paulo)