Comer banana reduz as câimbras? Quais outros alimentos que podem combater o problema?

Antes de responder à pergunta, é pertinente explicar o que são as câimbras e quais são suas causas. Por pensar erroneamente que elas são deficiência de potássio, come-se somente a banana. Câimbras são espasmos dolorosos nos músculos, geralmente nas pernas, dedos dos pés ou pés. Os músculos se sentem presos e podem ficar muito doloridos. Entre as causas estão: deficiência de sais minerais, deficiência de vitaminas, má circulação, sedentarismo, desidratação, determinados medicamentos, gravidez e excesso de exercícios físicos.
Ao comer banana reduz as câimbras se essas vierem de uma deficiência de potássio, caso contrario não diminui.
Outros alimentos são benéficos, como os alimentos ricos em cálcio, como couve, folhas de nabo, brócolis, amêndoas, amaranto, sementes de gergelim, sardinha e iogurte natural. Os alimentos ricos em magnésio, como nozes, leguminosas, salsa, agrião e outras verduras verde escuras, são também indicadas. E por fim alimentos ricos em potássio, como a banana, melão, pêssego, ameixa e uva.
É preciso também manter uma boa hidratação - 8 copos de água por dia. Vale a ingestão de sucos naturais e chás de ervas claras (camomila, erva doce, hortelã etc), mas as bebidas alcoólicas, os chás cafeinados e o café não contam.

Silvia Serra - nutricionista funcional (Londrina)