A deficiência de cálcio pode causar quais problemas?
O cálcio é o principal constituinte dos ossos. É um dos sais minerais mais importantes para a manutenção do nosso organismo. Auxilia na contração muscular, coagulação do sangue, transmissão de impulsos nervosos, secreção de hormônios e na formação dentária e óssea. Os ossos funcionam como um reservatório de cálcio, que sustentam e protegem o corpo. Com isso, a falta de cálcio na dieta pode fazer com que o organismo retire-o dos ossos, para tentar manter os níveis no sangue em equilíbrio.
É preciso ingerir uma dosagem diária de cálcio, que varia de 1 mil a 1.300 mg para indivíduos adultos. As mulheres na fase da menopausa precisam ingerir uma quantidade maior porque os efeitos de perda da massa óssea são mais céleres. O ideal é consumir em média 1.500 mg por dia. É importante ingerir alimentos ricos em cálcio desde a infância para evitar problemas futuros. A quantidade ideal para as crianças é de 800 mg por dia.
A deficiência de cálcio pode causar uma série de problemas, principalmente as doenças relacionadas aos ossos: osteoporose, o raquitismo ou a osteomalacia. Também pode desencadear o aumento de peso, câimbras, estresse, ansiedade, depressão, hipertensão arterial, constipação intestinal, insônia, diarreia, caries, unhas quebradiças, entre outros.
As principais fontes de cálcio são os peixes e pescados como camarão, ostras e siri; leite e seus derivados; fígado, nozes, avelã, gema de ovo; vegetais como couve, agrião, brócolis e alguns tipos de feijão. É encontrado também nas frutas como abacate, figo e limão e nos alimentos à base se soja.

Ministério da Saúde