PELE
Quais tratamentos que podem diminuir aspecto das cicatrizes?






Decorrentes de acidentes ou procedimentos cirúrgicos, as cicatrizes são resultado de uma lesão da derme e passam por quatro diferentes fases: limpeza, retração, tecido de granulação e reepitelização. Este processo, chamado de cicatrização, é fundamental para manter a integridade do corpo humano, uma vez que recupera o tecido que foi lesado.

Muitas técnicas podem minimizar uma cicatriz, porém nenhuma tem o poder de fazê-la desaparecer por completo. Existem alguns tratamentos disponíveis que devem ser indicados após avaliação criteriosa feita por especialista. Entre eles estão a revisão cirúrgica (método de remoção e reparação adequado a cicatrizes largas ou longas, que resulta em cicatrizes mais finas e curtas), a excisão em linhas quebradas (forma uma cicatriz quebrada, indicada a marcas em lugares menos favoráveis, como a linha do cabelo ou junções naturais) e a dermoabrasão (para tratar cicatrizes de acne, varicela, algumas cicatrizes cirúrgicas ou irregularidades da superfície da pele).

Há ainda a opção dos peelings químicos, preenchimento de tecido ou injeções de corticosteróides. Estudos têm apontado resultados muito promissores para tratamentos com luz pulsada e laser para cicatrizes atróficas. Independente de qual método será utilizado, as cicatrizes cirúrgicas devem esperar no mínimo três meses para serem tratadas, e algumas melhoram espontaneamente entre 6 e 18 meses.


Elisabeth Correa Jacob - médica esteticista (Curitiba)

[email protected]