Como eliminar manchas da pele e combater as marcas da idade?

Há diferentes tratamentos para isso, entre eles o de luz intensa pulsada que combate o fotoenvelhecimento que surge nas áreas da pele expostas ao sol, devido ao efeito repetitivo da ação dos raios ultravioletas. Esta ação varia de indivíduo para indivíduo, pois depende do grau de pigmentação da pele, da predisposição individual e da frequência e duração da exposição solar no decorrer da vida. Geralmente surge a partir dos 40 anos.

Os aspectos visíveis do envelhecimento na pele podem apresentar diferenças em cada área, por exemplo a pele da face pode se tornar áspera, espessa, amarelada, inelástica (sem elasticidade), fosca, seca e apergaminhada. Aparecem as pigmentações tipo sardas, os poros se dilatam e surgem as rugas. No pescoço e colo, a pele se torna atrófica, pequenos vasos sanguíneos se dilatam e as sardas também se tornam presentes. Nos braços e mãos, ocorrem as manchas senis, púrpuras (manchas roxas) surgem espontaneamente ou devido a pequenos traumas que podem provocar lesões cicatriciais esbranquiçadas.

O aparelho de luz intensa pulsada usa uma tecnologia que emite luz, mas não é um laser. Esta luz gera calor na pele, que atinge vários tipos de alvo: a melanina (sardas), os vasos sanguíneos (microvarizes da face e colo) e o colágeno (flacidez e rugas). O tratamento inicia-se de forma superficial, para combater as lesões superficias, como as sardas e microvarizes. Posteriormente se aprofunda, para estimular a produção de um novo colágeno, dando aspecto de uma pele mais limpa, viçosa e tonificada, com grande melhora das rugas.

O tratamento é feito em 4 a 6 sessões mensais, é praticamente indolor e o paciente pode retornar às suas atividades logo após a sessão.

Rodrigo Cezar de Faria, médico (Londrina)

[email protected]

Perguntas para as colunas podem ser feitas pelo (43) 3374-2184,
das 8h às12h, de segunda a sexta-feira