Quais os tratamentos existentes para hemorroidas?


Quando se fala em hemorroidas, o preconceito vem à tona e muitas pessoas que possuem a doença não procuram tratamento médico. A doença hemorroidária, conhecida popularmente como hemorroidas, consiste na dilatação dos vasos sanguíneos presentes na região do ânus, em sua parte interna, de maneira semelhante às varizes das pernas, podendo causar sensação de volume no ânus, dor, sangramento e, nos casos mais avançados, a saída delas após a evacuação, tecnicamente denominado prolapso hemorroidário.

Nos casos iniciais, em que os vasos sanguíneos dilatados não são tão volumosos, o tratamento clínico permite um controle adequado da doença, promovendo a redução do desconforto e a melhora da dor e do sangramento, além de evitar a progressão da doença. Procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, feitos em consultório e sem necessidade de internação ou anestesia, podem ser aplicados nas hemorroidas em suas fases iniciais. Os mais comuns são o congelamento, (no qual se aplica gás carbônico nas hemorroidas, o que promove um congelamento dos tecidos e necrose da hemorroida), e a ligadura elástica, em que se aplica um elástico na base da hemorroida, cortando sua circulação e consequente necrose.

Nos casos avançados, a cirurgia é a única opção. A tradicional exige a realização de cortes na pele próxima do ânus para retirada dos vasos sanguíneos doentes, causando dor intensa no pós-operatório e recuperação bastante lenta e desconfortável, até a cicatrização das feridas operatórias.

Atualmente é usado um aparelho chamado PPH (procedimento para prolapso hemorroidário). O método consiste na retirada das veias salientes e no lugar dos tradicionais cortes e pontos são usados grampos de titânio na parte interna do ânus, o que não deixa feridas na parte externa, local de maior sensibilidade da região anal.

Alexandre Sakano - cirurgião do aparelho digestivo (São Paulo)

[email protected]

Perguntas para as colunas podem ser feitas pelo (43) 3374-2184,
das 8h às12h, de segunda a sexta-feira