Qual a diferença entre nutrogenômica e nutrogenética?

Cada vez mais surgem universos de alternativas para a manutenção de uma alimentação saudável. Atualmente, os estudos de caso da parte genética do corpo humano criam hemisférios muito diferentes do que conhecemos hoje, o que pode nos trazer um grande benefício.
Esses estudos, focados em duas linhas de pesquisa denominadas nutrogenômica e nutrogenética, podem gerar resultados específicos para este novo tipo de tratamento, o qual cria uma variável de acordo com cada pessoa. Esses métodos buscam compreender de que forma os estudos do gene podem contribuir para o nosso bem.
A nutrogenômica é um estudo particular do efeito que os nutrientes causam no funcionamento dos genes. Já a nutrogenética analisa a forma de como esses nutrientes são aproveitados pelo nosso organismo.
Essas novas impressões de análise pelos genes podem ser, e muito, satisfatórias e benéficas. A combinação desses dois tipos de estudo pode gerar novos métodos. Com isso, é possível criar dietas específicas a cada tipo de ser humano.
A utilização do mapeamento genético influi totalmente em alguns tipos de tratamento e podem identificar propensões futuras a doenças que uma pessoa pode ter. Como complemento, ainda, podem ser efetuadas prévias de nutrientes necessários no corpo e, assim, serem compensados com uma suplementação adequada.
Com tanta informação, o certo é se orientar com um médico especializado e seguir uma dieta de complementos pessoais. Dessa forma, o resultado será satisfatório e o seu corpo estará em ótimas condições de saúde.

Maximo Asinelli - médico nutrólogo

[email protected]

Perguntas para as colunas podem ser feitas pelo (43) 3374-2184,
das 8h às12h, de segunda a sexta-feira