Sensibilizados com a situação de milhares de famílias desabrigadas em Santa Catarina, os londrinenses estão dando uma lição de solidariedade. O quartel do Corpo de Bombeiros já recebeu centenas de donativos, entre roupas, alimentos, materiais de higiene e limpeza, colchões e cobertas, que serão encaminhados para a região do Vale do Itajaí.
  Cerca de 150 homens do Corpo de Bombeiros do Paraná se deslocaram para o Estado vizinho para ajudar no resgate e auxílio à população. Um caminhão de 40 metros cúbicos de mantimentos já deixou Londrina em direção aos municípios catarinenses e outro de 95 metros cúbicos ficou lotado ontem.
  Na tarde de ontem, os donativos chegavam a todo momento no quartel dos bombeiros. O comandante do primeiro subgrupamento, capitão Wilson Oliveira Paulino, explicou que os caminhões – cedidos voluntariamente por transportadoras de Londrina – estão saindo de Londrina e seguindo para Curitiba, onde vão em comboio rumo a Santa Catarina. ‘‘Há uma grande necessidade de material de limpeza e alimentos de fácil consumo, como bolachas, leite etc’’, comentou.
  O caminhoneiro Ivan Adolfo Arantes esteve no quartel ontem levando mais de 100 peças de roupas masculinas, femininas e de cama. ‘‘Logo quando começamos a acompanhar as notícias do problema em Santa Catarina já ficamos de olho para ver como poderíamos ajudar. Acho muito importante os órgãos públicos se envolverem nisso e centralizarem os donativos, para que tudo possa chegar bem até eles’’, disse.
  Ainda segundo o capitão Wilson, materiais higiênicos como absorventes femininos, sabonetes e fraldas descartáveis são alguns produtos que a população está precisando bastante. ‘‘Água mineral também é muito importante porque tudo ficou muito caro por lá. Pedimos para que quem for doar qualquer coisa não se esqueça de anotar no pacote o que é, especificar se é roupa feminina ou masculina, por exemplo, facilitando o trabalho da Defesa Civil.’’
  A Defesa Civil de Londrina está centralizando as doações, que podem ser feitas em qualquer guarnição do Corpo de Bombeiros ou postos da Polícia Rodoviária. Algumas empresas privadas também estão recebendo e encaminhando os mantimentos, como o Super Muffato (todas as lojas), Loja Pitágoras da Maçonaria (9935-1074), Aluvião Pneus (3345-0051) e Tam Cargo (3337-3994).